Pages

terça-feira, 19 de julho de 2011

FAMÍLIA DA ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ VISITA MEMORIAL EM QUIXADA


Família de Raquel de Queiroz, Sandra Venancio e Henrique Rabelo  Fotos:  Edgardo Morais

Como de costume a irmã da imortal escritora Rachel de Queiroz passa o período de férias na Terra dos Monólitos. Momento dedicado ao descanso e as práticas do campo proporcionado pelas belezas naturais de Quixadá e da fazenda da família, localizada no Distrito de Daniel de Queiroz, berço e inspiração para importantes obras da primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. E como tudo lembra Rachel de Queiroz a família visitou pela primeira vez o Memorial em homenagem a escritora, o espaço funciona no histórico Chalé da Pedra e é mantido pela Prefeitura de Quixadá. Na excursão familiar estava à irmã da escritora, Sra. Maria Luiza, o sobrinho, Flávio Salek acompanhado da esposa Cecilia Salek e os filhos do casal. A senhora Rosita Ferreira amiga da família e colaboradora do Memorial também acompanhou a visitação. Os visitantes, sobre tudo a irmã de Rachel de Queiroz apreciou detalhadamente todos os expositores, dentre as inúmeras recordações ali expressadas em objetos e fotos estava o dia em que Rachel recebeu o prêmio de reconhecimento pelo livro “O Quinze”. Um fundo musical com a música “Espelho de Rachel de Queiroz”, foi interpretada na voz e violão do cantor e compositor Dario Queiroz, autor da emocionante letra.

Segundo informou a Sra. Maria Luiza, antes de falecer Rachel de Queiroz soube da intenção da Prefeitura em construir o Memorial e ficou contente, infelizmente o tempo não permitiu que ela conhecesse o espaço. “Essa vinda aqui hoje excedeu todas as minhas expectativas, e está tudo muito bem feito, a vida de Rachel está toda documentada e retratada em fotos. Visitem o Memorial, pois ele é a continuação da vida da Rachel e de seu amor por Quixadá e pelo Sertão”, relatou.





O presidente da Fundação Cultural de Quixadá, Henrique Rabelo, definiu o momento como histórico para o município e para a gestão municipal. “O mais gratificante de tudo é poder presenciar a emoção da família de Rachel de Queiroz nesse espaço, reservado a preservação e divulgação da memória da importante escritora, que não é só de Quixadá, mas do Brasil e do Mundo”, disse Rabelo.

O prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, lamentou não ter tido como participar da recepção, pois se encontrava em missão fora do município agilizando a liberação de recursos para relevantes projetos e ações. 

Na ocasião foi representado pela chefe de Gabinete, Sandra Venâncio, que na época da construção do Memorial estava a frente da Fundação Cultural e coordenou todos os trabalhos. Sandra por sua vez agradeceu a presença de todos da família e lembrou da importante contribuição dos mesmos para com o Memorial. “Hoje a família e a amiga da Rachel de Queiroz, senhora Rosita Ferreira, tiveram a oportunidade de apreciar como ficou o Memorial e o acervo doado por eles, inclusive se comprometendo a doarem mais objetos para o acervo do município”.



Sobre o Memorial Rachel de Queiroz


O espaço foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2010. Ano em que o Brasil lembrava o centenário de Rachel de Queiroz. Em Quixadá aconteceram várias atividades em homenagem a Rachel de Queiroz, dentre elas um concurso de redação nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Atualmente o Memorial recebe cerca de 200 visitas por mês, em sua grande maioria alunos e pesquisadores de diversos lugares do Brasil e do Mundo.

Curiosidade


O instrutor David Melo, estudou a fundo a história de vida de Rachel de Queiroz, e aproveitou a ida da família para tirar algumas dúvidas deixadas pelos visitantes, na qual uma delas é a curiosidade de um dos alunos da Escola Ary de Sá de Fortaleza, que queria saber qual estilo musical da escritora. Segundo Maria Luiza, irmã de Rachel ela não gostava muito de ouvir músicas, pois seu forte sempre foi à leitura e escrita, mas vez por outra era vista cantarolando músicas folclóricas.

Sugestões de melhorias 

A Irmã da saudosa e imortal escritora sugeriu que fosse colocado uma estátua de Rachel de Queiroz no espaço existente ao lado da escada de acesso ao Chalé da Pedra.

Programe sua visita


O Memorial está aberto para visitação durante todos os dias úteis em horário comercial, caso queira levar sua excursão em finais de semana ou feriados basta entrar em contato pelos telefones (88) 3414 4605 ou 3414 4681.

Veja AQUI todas as fotos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...