Pages

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ONG'S REALIZAM CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA HEPATITES EM QUIXADÁ

Sra. Benedita Lopes Freitas, 50 anos fazendo o Exame no CRAS do Renascer


QUIXADÁ -  Na última Sexta-feira (10), na periferia da cidade foi feito uma campanha de prevenção contra a Hepatite C, através das ONG’S  “ABC VIDA E MAIS AMOR PELA VIDA” onde foram realizados cerca de 70 testes de Hepatite, contemplando os bairros com maior poder de risco da doença.




Os Bairros contemplados foram o Campo Novo e Renascer, no Bairro Campo Novo a Coordenadora  do CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social), Lucineide Farias Viana que faz parte da ONG “Mais Amor Pela Vida”, afirma que esta campanha é de uma importância fundamental  para a prevenção desta doença que assusta toda uma sociedade. Com um conhecimento profundo dos jovens que participam das atividades no CRAS-Campo Novo, assegura que estes jovens tem iniciado cada dia mais cedo sua vida sexual, sem conhecimentos e nem estrutura familiar para orienta-los sobre os riscos que correm, tendo o poder público esta árdua missão, mas não acontece e as ONGS estão tendo um papel de valor inestimável neste momento de dificuldades  em atenção a população.

Dra. Maria Luiza, Psicóloga do Polo do Campo Novo,  afirma que é muito importante e bem vinda uma ONG por dois motivos:  A atenção que os soros positivos tem necessidade e a orientação das pessoas que não conhecem ajudando o poder púbico na prevenção.

ABC VIDA – ONG de Apoio aos portadores de Hepatites, criada a 8 anos em Fortaleza. Suzana do Nascimento Sócia Fundadora  diz eu ao chegar em Quixadá foi muito bem recepcionada pela ONG Quixadaense “Mais Amor Pela Vida”, e sentiu-se surpresa pela quantidade de pessoas na grande maioria jovens participando das palestras realizadas durante sua estadia e o número de teste realizados nos bairros, o interesse e a sede de informação sobre as prevenções e cuidados que devem se tomar para adquirir a Hepatite.

Agrimeire Leite também sócia fundadora da ONG ABC VIDA, alerta para as vacinas em nosso município que são vacinadas apenas crianças de 2 a 3 anos, já os jovens de 15 a 30 anos que deveriam estar sendo vacinados por ser um grupo de maior incidência chegando a 95% dos casos serem exatamente nesta fase.  Sendo um verdadeiro descaso dos agentes públicos junto aos munícipes.

A Hepatite B maior prevalência chega a 2 milhões em todo mundo, enquanto a AIDS e de apenas 630 mil. O vírus da Hepatite chega a 100 mil vezes mais fácil do que o da AIDS, o Ministério da Saúde desenvolve uma campanha permanente para tentar estancar esta ferida na saúde brasileira.

Uma Doença Silenciosa

As Hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Em alguns casos ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vomito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas. Somente com exames de sangue específicos é possível saber se você está ou não com hepatite.

Como se Prevenir contra as Hepatites B e C ?

·         Evite contato direto com o sangue. Não compartilhe materiais como: seringas, agulhas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutículas.
·         Todo material para tatuagens, piercings e manicure deve ser individual ou esterilizado.
·         Use camisinha sempre.
·         As gestantes também precisam fazer testes no pré-natal.

Manicures, piercings  e tatuagens tem alguns cuidados especiais. Na hora de fazer unhas ou durante as sessões de tatuagem e colocação de piercings, há pequenos sangramentos que ocorrem com a perfuração da pele. É aí que a contaminação dos materiais ocorre. Por isso, é bom ficar atento.

Faça o teste das Hepatites B e C, as hepatites nem sempre apresentam sintomas. Você pode ser portador dos vírus B e C e nõ saber. O diagnostico e o tratamento precoce pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer o exame. Procure uma unidade de saúde. O teste é um direito seu assegurado pelo SUS.

A vacina contra a Hepatite B são três doses. A vacina está disponível no SUS para todos até 24 anos. Acima dessa idade, ela também é oferecida em outras situações, por exemplo:
Manicures, Usuários de Drogas, Hemofílicos, Profissionais do Sexo, Homens que fazem sexos com homens, Pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores HIV, Bombeiros, Policiais, Profissionais de Saúde entre outras.

Informe-se em uma unidade de saúde para saber se você também tem indicação para tomar a vacina. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...