Pages

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MÉDICOS DA SESA MONITORAM CASOS DA GRIPE H1N1 EM PEDRA BRANCA


Cidade de Pedra Branca no Sertão Central 

Médicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acompanhados da epidemiologista do Ministério da Saúde, Líbia Souza, viajaram nesta terça-feira (29) para o município de Pedra Branca, no Sertão Central. Os profissionais farão de perto o acompanhamento e monitoramento dos casos de gripe A H1N1 para reforçar as medidas de prevenção e controle, já que foram confirmados 11 casos da doença na cidade.

Além de enviar a equipe de médicos – Dr. Manoel Fonsêca, Dra. Dina Cortez e Dr. Afonso Bezerra - a Secretaria mantém desde a manhã de hoje, na porta do Hospital Municipal de Pedra Branca, uma ambulância completa, equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A ambulância foi liberada como medida de prevenção. “Até agora todos os casos, no total de 284 notificados, são considerados leves e moderados, mas na possibilidade de agravamento de algum caso vamos garantir transporte sanitário e assistência em hospitais da região de maior porte ou mesmo na capital”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Medicação

A medicação para os pacientes foi liberada para o Hospital de Pedra Branca já na semana anterior,  logo após a confirmação, dos 11 casos feita pelo Laboratório Central de Saúde do Estado na sexta-feira (25). Na última segunda-feira, o estoque do medicamento foi reforçado, com o envio de mais 500 caixas para o hospital da cidade.

Lavar as mãos

Com a preocupação de orientar e alertar os profissionais de saúde no reforço da vigilância à doença, a Secretaria da Saúde do Estado lançou a Nota Técnica Influenza. Divulgou ainda nota orientando para o diagnóstico precoce e tratamento de casos suspeitos. Nas notas são destacados os sintomas da gripe A H1N1, como febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar. Medidas de prevenção simples, como lavar as mãos com água e sabão, são lembradas com ênfase nas notas.

FONTE: 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira ( soliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | 85 3101.5220)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...