Pages

terça-feira, 12 de julho de 2011

AS OBRAS DO PAC MELHORAM A VIDA DOS BRASILEIROS


Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração do sistema de teleférico do Complexo do Alemão. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A inauguração do teleférico no Complexo do Alemão, no Rio, e o desvio do rio Madeira para o enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Santo Antonio, em Porto Velho (RO) foram os temas abordados pela presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (11/7), durante entrevista ao programa “Café com a Presidenta”, transmitido em rede de rádio para todo o território nacional. De acordo com a presidenta Dilma, as obras do Alemão, por exemplo, são importantes para mudar a vida das pessoas.
“A inauguração do teleférico no Complexo do Alemão, lá no Rio de Janeiro, Luciano [Luciano Seixas, apresentador do programa], traz um grande benefício para uma população de mais de 85 mil pessoas. Lá no Complexo do Alemão, o governo federal está fazendo uma parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e com o município do Rio de Janeiro. Em todas as estações do teleférico, por exemplo, nós colocamos uma biblioteca, abrimos espaços culturais, colocamos quadras esportivas, Centros de Referência da Juventude. Além disso, lá no Alemão construímos 2 mil novas moradias do nosso PAC.”
Dilma Rousseff disse também que no local foi construída uma escola de ensino médio – Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes – e uma escola técnica. “Já inauguramos”, contou, “uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas para levar atendimento médico de urgência para perto da população.” E prosseguiu: “Instalamos milhares de metros de rede de esgoto. O PAC está mudando a vida no Complexo do Alemão, Luciano. Por isso, para mim foi motivo de orgulho fazer a viagem inaugural do teleférico, passando pelas seis estações do Complexo do Alemão. A subida do morro passou a ser feita com conforto, com segurança e em apenas 15 minutos.”


Na entrevista, a presidenta Dilma afirmou que “o Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em um ponto turístico”. Mas para isso, segundo ela, além dos investimentos do PAC, outra ação decisiva – também realizada em parceria com o município e o estado – vem sendo a pacificação do Complexo do Alemão, a criação da Unidade de Polícia Pacificadora no Alemão.
“Em novembro do ano passado, teve início a ocupação da região para expulsar os traficantes de lá. Naquele momento, a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro, um batalhão do Exército brasileiro, autorizado pelo presidente Lula, entrou no Complexo do Alemão. No meu governo, mantivemos e reforçamos a presença do Exército em apoio às forças de segurança civis e militares do estado. Melhoramos a vida das pessoas e criamos um ambiente de segurança para as famílias poderem criar seus filhos.”
Em seguida, a presidenta Dilma contou sobre a geração de energia elétrica. Na semana passada, a presidenta esteve em Porto Velho (RO) para cerimônia que marcou o desvio do rio Madeira para enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Santo Antonio. Ela contou que o Brasil, em função dos recursos hídricos, possui um parque hidrelétrico capaz de gerar energia por meio de fontes renováveis.
“O Brasil é um país abençoado, porque possui como gerar energia a partir da força de seus rios, da chamada fonte hídrica, produzindo hidrelétricas. A hidrelétrica é uma das fontes mais renováveis, e isso é muito importante porque o nosso país está crescendo muito e precisa crescer cada vez mais para que todos os brasileiros tenham acesso aos benefícios do mundo moderno. Precisamos expandir a indústria, gerar muitos empregos. Para isso acontecer, é preciso energia. Sem energia não há crescimento. E, portanto, é muito bom que a nossa energia seja uma fonte não poluente, que seja limpa e renovável.”
Nesta parte da entrevista, Luciano Seixas indagou à presidenta sobre a importância de uma hidrelétrica. Dilma Rouseff iniciou a explicação dizendo que “a Usina de Santo Antônio, por exemplo, quando ficar pronta, vai produzir energia para milhões de pessoas”. E acrescentou: “Quando uma obra desse tamanho é feita, a economia toda se movimenta naquela região – indústrias se instalam, empregos são criados, o comércio cresce, aparecem novas oportunidades. Uma coisa vai puxando a outra.”
“E quando a obra estiver pronta, o estado de Rondônia e o município de Porto Velho vão aumentar sua arrecadação por causa do pagamento dos royalties pelo uso da água. Poderão, com isso, fazer mais investimentos em benefício da população, ampliando, por exemplo, os serviços de saúde, a oferta de educação de qualidade. Além disso, há investimentos em programas ambientais e sociais, Luciano, da ordem de R$ 1,3 bilhão, que estão associados diretamente à construção da Usina de Santo Antônio.” 

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...