Pages

domingo, 12 de julho de 2009

UM MUNDO DE OPORTUNIDADES

Segundo os últimos levantamentos feitos pelo IBGE, 60,1 milhões de pessoas moram sozinhas em todo o País, um público que vem procurando cada vez mais produtos com maior valor agregado

Investir em estudos, viagens, profissão, compra do carro e da casa para, quem sabe um dia, resolver dividir a vida com alguém. Essa liberdade para escolher ser solteiro já faz parte dos planos e da realidade de milhões de brasileiros e brasileiras. Atentas para este mercado crescente, que inclui não só jovens que nunca casaram como divorciados e pessoas da terceira idade, as empresas vêm, ano a ano, lançando produtos e serviços.
Fazem parte desta lista a prática, e muitas vezes necessária, comida congelada, que já se consolidou nos hábitos alimentares de muita gente e tem o seu próprio espaço nas prateleiras dos supermercados; os imóveis adaptados às necessidades de quem vive só, com pouco espaço privativo e muito conforto na área comum; e os eletrodomésticos que ajudam a garantir a velocidade da vida moderna e levam uma dose de luxo para o solteiro bem-sucedido. Isso sem falar nos serviços para atender quem mora sozinho, que vão desde diaristas a pacotes de viagem feitos exclusivamente para quem quer conhecer pessoas.
Apesar de a demanda e a consequente oferta de produtos e serviços serem visíveis, mensurar quanto este mercado movimenta no País e no Ceará não é das tarefas mais fáceis. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2007, mostram que 60,1 milhões de pessoas moram sozinhas em todo o País, sendo 15,5 milhões somente no Nordeste. “As pessoas estão casando mais tarde e isso vem gerando oportunidades de negócio. É interessante observar que muita gente hoje sai de casa para aproveitar melhor a vida e não mais para casar. Muita gente quer aproveitar de forma mais individualista mesmo e acaba tendo mais dinheiro para gastar do que se tivesse constituído uma família. É a TV mais cara que compra e o próprio desenvolvimento da vaidade masculina, que também abre infinitas possibilidades de negócios para as empresas mais atentas”, analisa o professor Carlos Bittencourt, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O superintendente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Alex Araújo, concorda com a tendência de crescimento desse público consumidor. “É uma tendência internacional a ampliação desse tipo de arranjo. Normalmente, são pessoas com poder aquisitivo mais elevado, com profissão definida, principalmente em grandes cidades como é o caso de Fortaleza”, afirma.
Características
Estudo realizado pela Nielsen, especializada em pesquisas sobre mercado, mostra que as categorias de produtos com maior valor agregado e com apelo à praticidade são as mais vendidas entre as pessoas que moram sozinhas. Nesse público, o gasto é superior à média nacional no que se refere a chá pronto (47%), água de coco (67%), suco concentrado (15% maior) e protetor solar/bronzeador (19%). Nesses lares, a ausência de crianças e adolescentes justifica as baixas vendas de leite fermentado, sobremesa láctea e catchup, de acordo com informações fornecidas pela Nielsen.
Mesmo com as boas vendas de alguns produtos existentes no mercado, será que os solteiros têm suas demandas atendidas satisfatoriamente? O superintendente da Fecomércio acha que, no Ceará, não. “A oferta de produtos aqui ainda segue muito o que é feito em escala nacional. No que diz respeito aos alimentos, existem porções pequenas semi-prontas e prontas e, localmente, eu vejo claramente a adaptação dos imóveis para acompanhar o modo de vida das pessoas, e serviços de lavanderia e arrumação de casa. No entanto, no Rio e em São Paulo, há bares e eventos específicos para solteiros. Então, eu acho que a relação oferta-demanda aqui no Ceará está relativamente adequada, mas há nichos mal atendidos como é o caso do entretenimento que precisa de produtos e serviços próprios”, avalia.
Em Quixadá, a tendência estar cada vez mais decorrendo para este público, veja só a quantidade de imoveis que estão sendo feito para pessoas que moram sozinhas e necessáriamente necesitam destes serviços que são direcionados ao moradores solitários. Esta alternativa veio com mais frequencia com a chegada demasiada de jovens que estudam na Faculdade Católica de Quixadá, que mesmo ficando em grupos e necessário estes serviços, pois eles dedicam seu tempo aos estudos não sobrando espaço para os afazeres doméstico.
FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...