Pages

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Quixadá > Serviço de Moto-taxi é salvação de transporte para maioria das cidades

Quixadá
A maioria dos moradores das cidades do Interior do Ceará teriam dificuldades para chegar a algum lugar se não fosse um serviço de transporte que surgiu na informalidade e está procurando se organizar no Estado, o de mototáxi. Além de Fortaleza, e Caucaia, Maracanaú e Maranguape, na região metropolitana da capital, apenas Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, e Sobral, na Zona Norte, contam com linhas regulares de ônibus entre os bairros. No restante do Estado, quem não possui transporte próprio e não quer demorar a chegar ao destino tem o serviço de aluguel sobre duas rodas como principal opção.

Ainda não existem dados oficiais no Estado, mas de acordo com representantes da categoria, a população das 184 cidades do Ceará tem esse tipo de transporte de aluguel como alternativa. Para os moradores, ao longo dos últimos anos se tornou uma necessidade cotidiana, ao ponto de ser reconhecido como utilidade pública, ao mesmo tempo propiciando milhares de empregos.  Por esses motivos, a maioria dos mototaxistas está procurando se organizar e se regulamentar para oferecer um serviço de qualidade para os usuários.
Quixadá, no Sertão Central, é um exemplo. Preocupado com a imagem de quem realmente é profissional desse tipo de serviço, o presidente da Associação dos Mototaxistas de Quixadá (AMOQ), Cristiano Lopes, está procurando conscientizar que está exercendo a atividade na clandestinidade a se regulamentar de acordo com a Lei e a se profissionalizar, com a adequação da motocicleta as normas exigidas como também com cursos de formação para os condutores. Atualmente apenas 100 deles estão associados à AMOQ. Entretanto, outros 900 estão irregulares na cidade, estima.
Na avaliação do líder sindical o Município já está começando a cumprir o seu papel, apesar da falta de fiscalização da parte do órgão municipal de trânsito. O serviço já foi regulamentado em Quixadá, em 2013. Com ele foi inclusive definido o número de vagas para mototáxi, quatro para cada 250 habitantes. Com a norma, tendo como base os levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 1.280 profissionais regulamentados poderão circular pela cidade. O custo do serviço, por cada deslocamento na área urbana da cidade é de R$ 3,00 a R$ 5,00.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...