Pages

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Choro > Trabalhadores rurais de Choro clamam por ajuda de governantes

Choró
Cerca de 400 trabalhadores rurais realizaram manifestações, por dois dias consecutivos, nesta cidade do Centro do Ceará. Eles reivindicam, dentre outras coisas, a ampliação do Garantia Safra, programa emergencial do governo para quem perde a safra (milho e feijão) durante calamidades naturais, como a seca. Além das cinco parcelas pagas pelo governo federal, em parceria com o governo do Estado e os municípios, querem a complementação do benefício relativo ao ano passado, com mais sete cotas de R$ 170,00.  
Para chamar a atenção dos governantes, os trabalhadores interditaram o tráfego de veículos pela CE-456, na área urbana de Choró. Com o bloqueio, foi impossível seguir viagem entre Canindé e Quixadá. Na terça-feira, 19, os manifestantes deram uma trégua à noite, liberando o tráfego, principalmente dos caminhoneiros. Mas na manhã desta quarta-feira, 20, formaram as barricadas novamente, defronte à Câmara Municipal, voltando a impedir o trânsito dos veículos nos dois sentidos da rodovia. No fim da tarde o tráfego foi liberado.
Além da ampliação do Garantia Safra, a classe trabalhista rural reivindica, dentre outras necessidades emergenciais, a perfuração de poços profundos nas comunidades e a ampliação do número de carros-pipa para os locais onde não for possível captar água subterrânea. Com o atendimento dessas reivindicações e o complemento financeiro poderão suportar a pior estiagem dos últimos 50 anos na região. “A fome já está começando a pegar. Todos os açudes secaram e os agricultores não podem contar mais nem com o cará e nem com a traíra para fazerem o pirão”, ressaltou.

Em relação à produção agrícola, de acordo com o líder classista, mais de 80% dos cerca de 2.000 filiados ao Sintrace cultivaram seus roçados. Entretanto pelos levantamentos feitos, confirmados pelos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a perda de milho deste ano chegou aos 80% e a de feijão a 70%.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...