Pages

sábado, 23 de maio de 2015

Banabuiú > Prefeito busca soluções para atender população no período de estiagem

Banabuiú
O Secretário de Agricultura, Felipe Sales e técnicos de sua pasta recebem treinamento onde irão adquirir conhecimentos e técnicas para terem um melhor aproveitamento na utilização de Kilts que estão sendo solicitados aos governos estadual e federal através do chefe executivo municipal Veridiano Sales.

O município que já foi um dos símbolos hídricos na região, hoje após um quadro prolongado de estiagem vem passando por dificuldades sendo necessário ações que consiga trazer outras opções de agua para atender a demanda dos munícipes.

O Prefeito Veridiano, fez uma peregrinação nesta semana pela capital alencarina em busca de agua, procurou órgãos e secretarias de governo solicitando urgente uma ação em sua cidade que vem passando uma das piores secas dos últimos anos. Segundo Veridiano muitos dos trabalhadores que sobreviviam do açude estão desempregados e até indo embora para outros municípios em busca de sobrevivência para a família. Cerca 200 pescadores que tiravam o sustento das aguas hoje não conseguem nem mesmo agua para o consumo.  

O chefe do executivo iniciou sua odisseia em busca de captação para conseguir agua pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca-DNOCS, onde foi recebido pelo coordenador estadual José Salbi Ferreira Gomes, o mesmo garantiu a limpeza de dois poços que ficam nas localidades de Valencia 1 e 2, ainda solicitou ao prefeito quais as localidades mais críticas que possam serem atendidas com perfurações de poços.  

Após a visita ao DNOCS esteve na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH onde foi recebido pelo presidente João Lúcio Farias em audiência com a presença da gerente de projetos, Zulene Almada e ainda o gerente de Assessoria Jurídica, Assis Rabelo. Na reunião foi solicitado ao presidente da COGERH o estudo geofísico para locação de poços profundos, nos distritos de Barra do Sitiá e Laranjeiras.

Foram garantidos ao prefeito alocação de 07 poços 03 doados pela COGEH e quatro pela Superintendência de Obras Hídricas-SOHIDRA. Após as visitas foi solicitado a carência para a possibilidade de mais 05 escavações na cidade. Hoje o município conta com 02 kits em pleno funcionamento, um fica às margens do rio na região do distrito Muriá e um outro na região do Distrito de Pedras onde já foram cavados poços que chegaram a terem grandes vazões. O prefeito continua buscando amenizar a situação que passa com a estiagem. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...