Pages

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dia Nacional de Combate e Exploração foi lembrado por uma caminhada com centenas de crianças e adolescentes estudantes de Quixadá

Quixadá
Centenas de pessoas, na maioria estudantes de vários estabelecimentos de ensino de Quixadá, dentre eles o Colégio Valdemar Alcântara, a Escola de Ensino Fundamental José Juca incluindo alguns da zona rural, saíram às ruas desta cidade na manhã desta segunda-feira, 18, para lembrarem o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A marcha voluntária percorreu o Centro com faixas, cartazes e um apitaço alertando a sociedade e as autoridades para o problema. A Pastoral da Juventude e a ONG Grão de Mostarda também participaram da mobilização. 


A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Quixadá. A concentração ocorreu na praça José Linhares da Páscoa, mais conhecida como Praça da Catedral. De lá, mobilizadores, educadores e estudantes partiram com destino a praça José de Barros, onde houve uma manifestação. 


Conforme a coordenadora do Creas de Quixadá, Emanuela Saraiva, o número de casos no Município não é mais tão elevado como há alguns anos. Todavia, ainda existem alguns pontos críticos, para surpresa, na zona rural, no distrito de Juá. As equipes do Creas já estão trabalhando nesse problema, mas é preciso a comunidade participar, fazendo denúncias às Autoridades. Geralmente são viajantes que cruzam a CE-060. Naquele trecho existem muitos bares nas margens da rodovia estadual. O ambiente é propício para esse tipo de crime. 



Em todo o ano passado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará contabilizou 1.371 ocorrências de exploração sexual de adolescentes e crianças no Estado. Desse total 742 envolviam crianças de até 11 anos de idade. A título de comparação, é como se, a cada quatro dias, 15 novas vítimas fossem feitas. Não foram informados dados relativos ao Interior. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...