Estes são apenas alguns exemplos de progresso para nossa Quixadá
|
Açude do Cedro, uma das atrações mais antiga e estar abandonado |
Quixadá, cidade pólo do Sertão Central com um grande desenvolvimento em todas as áreas que precisam serem alavancados neste momento de mudanças tecnológicas. Vejamos hoje o município conta com três faculdades, um instituto tenológico, uma escola técnica de nível fundamental além de algumas entidades privadas que atendem com cursos a distância.
|
Estação Ferroviária, sugestão pode ser transformada em um teatro ou centro de cultura |
Na Cultura é uma cidade que se destaca não só pelo o visual maravilhoso de seus monólitos e artistas que se destacam na música, artes plásticas, literatura e até cinema. Uma informação que poucos tem conhecimento é que o primeiro "Festival de Teatro Amador do Ceará" realizado fora da capital, aconteceu nos palcos de Quixadá (improvisados). A "ATAQ" Associação de Teatro Amador de Quixadá surgiu de um movimento de jovens artista, vários grupos de teatro que lutavam para sobreviver e assim mostrar a cultura quixadaense, reuniram-se e juntos formaram a associação.
|
Chalé da Pedra, abra aos domingos e feriados para que os turistas possam visitar |
Cultura em Quixadá é complicado para se fazer, se for prata da casa ai sim fica complicadíssimo, vejam a luta do nosso amigo João Soares para realizar um evento que tem repercussão internacional e não tem apoio. Lembrando que Guaramiranga comprou a ideia do Festival de Teatro e hoje faz parte do calendário estadual de cultura, nós nem palco, sala de apresentação, enfim não temos como realizar pois não temos local para realizar tais eventos, apesar de ter vários prédios históricos inclusive que poderiam ser utilizados como um teatro por exemplo e assim nossos artistas poderem apresentassem para seus conterrâneos em sua própria origem.
|
Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão na serra do Urucum com uma rampa para salto de Voo Livre, e tem também o Santuário de São Francisco das Chagas na saída para Morada Nova. |
Espero que não fique só no debate, pois a muitos anos que estamos debatendo e nada de concreto se é feito para melhorar. Vejam vários cineastras já usaram os cenários monolinistas como fundo em suas obras e hoje a cidade não pode ver estas obras por falta de uma sala de cinema. O turismo, naturalmente somos uma cidade turística que além das atrações naturais, hoje contam com dois santuários e passou a ser rota de romeiros que cortam o estado com grandes romarias. Espero que acordem para esta realidade existente em nossa frente coberta por incompetência administrativa ou falta de vontade politica de realizar uma melhoria sustentável para os jovens e artistas quixadaenses.
|
Pedra do ET, uma das atrações escondidas no Açude do Cedro |
Fica a sugestão vejam o turismo e a cultura com outros olhos e o desenvolvimento vai chegar junto com o progresso. Unidos por Quixadá faremos uma cidade mais gostosa de se viver.
|
Praça Cel. Nanan, conhecida como a Praça dos Crentes pois varias igrejas evangélicas cuidam da praça e realizam eventos com seus integrantes |
Um comentário:
Precisamos ver as nossas raizes. Começar a estudar nosso passado. Tudo q aconteceu nos anos 80, onde "meninos do teatro"saiam de loja em loja pedindo ajuda pra fazer Arte. Iamos a Prefeitura falar ocm o prefeito e seus secretários e conseguiamos migalhas q com isso fundamos a ATAQ, que foi bem fundamentada nessa materia. A ATAQ não ficou so em Quixadá. Representou o I seminario de Dramaturgia do Norte e Nordeste em Piaui, o Festival Nacional em Curitiba e no ano seguinte em Brasilia, com presença de quixadaenses nos foruns. Fizemos parte tambem de 6 mostras estaduais de Teatro e A I Mostra Infantil do Sesc-Ce. foram muitos os feitos desses meninos q pediam migalhas q era de direito de todos nós Quixadaenses. Fora as lutas de um teatro de excelencia pra Quixadá, (O velho projeto do Teatro 5 de Abril).
Postar um comentário