Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PESQUISA: BIOQAV É PRIORIDADE PARA A PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL


747-400 da PMDG
O Plano de Negócios 2011-2015 da Petrobras prevê investimentos de US$ 300 milhões para o setor de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para biocombustível. Um dos destinos desses recursos  são as pesquisas para a produção de bioQAV (bioquerosene de aviação), já em andamento, devido à demanda mundial crescente


Além disso, o montante será  aplicado no projeto de pesquisa do etanol de segunda geração (etanol celulósico), que utiliza o bagaço da cana e tem perspectiva de aumentar em 30% a produção de etanol sem ampliar a área plantada; e no desenvolvimento de tecnologias que gerem maior qualidade ambiental aos processos de produção de biodiesel e etanol da Companhia.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, o mercado de querosene para aviação (QAV) cresceu 13% no primeiro semestre de 2011 ante igual período do ano passado no Brasil. No ano de 2010, já havia ocorrido um aumento de 16,6% no mercado nacional em relação a 2009.

A Petrobras estuda a viabilidade do querosene a partir de óleos vegetais e de sacarose de cana-de-açúcar, matérias-primas de acesso facilitado pela própria atuação da empresa.

Esse investimento está alinhado ao mercado que pode se abrir para o bioquerosene a partir do compromisso IATA (International Air Transport Administration) de usar 10% de combustível de fonte renovável na aviação até 2017

FONTE:
PETROBRAS FATOS E DADOS



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...