Pages

quarta-feira, 22 de julho de 2009

FEIRA DE ANIMAIS MOSTRA A FORÇA DOS PEQUENOS CRIADORES NO CEARÁ



Uma feira de animais, em Quixadá, no Ceará, mostra a força dos pequenos criadores. Eles movimentam milhares de reais toda a semana e não há obstáculo que impeça um bom negócio.
Ao lado dos currais cheios de animais estão os donos. Eles chegam na véspera da feira e vão preparados para passar à noite no lugar.
São tantos feirantes que em pouco tempo os alojamentos ficam lotados. Quem vai desprevenido pode alugar uma das redes de seu Raimundo Barrero. “Tem até o lençol”, disse.
Quando o dia amanhece, os primeiros negócios na feira de Quixadá começam a ser fechados. Então, da para ver bem a quantidade de animais. O seu Raimundo da Silveira foi com oito cabeças de gado e vai voltar sem nada.
O seu Mário Sérgio Barreto é comprador experiente. Ele viaja 115 quilômetros em busca de gado de corte. E sempre fecha negócio.
Além de bovinos, bodes, carneiros, cavalos e aves também estão à venda. O seu João de Abreu comprou três porquinhos e pagou na hora. “Paguei R$ 105,00”, disse.
Os organizadores calculam que por dia são negociados aproximadamente mil animais. A maioria é levada para outras cidades. Mas para sair de Quixadá, os compradores precisam tirar a Guia de Transporte de Animal. O documento permite a circulação por todo Estado.
Na mesma área da feira, o posto da Adagri, Agência de Defesa Agropecuária, do Ceará emite a GTA. Segundo os funcionários, a guia é a segurança da procedência e da qualidade do animal.
O seu Airton da Silva comprou oito carneiros e vai sair da feira com a guia de todos.
Seja para comprar ou vender, os números da feira são consideráveis. Há 700 vendedores cadastrados e três mil pessoas circulando na feira que se repete há mais de 50 anos.
A Feira de Quixadá começa na quarta e termina na quinta.


FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...