Pages

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROJETO TROCA EFICIENTE COELCE ENTREGA 100 GELADEIRAS EM QUIXADÁ

Fotos: Cleumio Pinto 


QUIXADÁ - A COELCE, vem através de projetos sociais beneficiando os cearenses que fazem parte da relação de seus clientes no consumo de energia elétrica. Um desses projetos aportou no Sertão Central neste ultimo Sábado (25), a cidade de Quixadá foi um dos municípios escolhidos para receber este Projeto, que consiste o estimulo do uso eficiente da energia elétrica.

Geladeiras velhas dos clientes sorteados. 

Há três anos, a Coelce já beneficiou 63 municípios cearenses, trocando geladeiras velhas que tem um consumo exacerbado de energia por uma nova dentro dos parâmetros de consumo racional efetivando uma economia para o consumidor. Pessoas classificadas como Baixa Renda, que têm uma geladeira velha para efetuar a troca e estejam em dia com a conta de energia,  são os critérios exigidos para receber uma geladeira nova. 


ECONOMIA


Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eificiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.


Dona Maria José abraçada com sua geladeira, sorrindo a toa.


De acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.


Os aparelhos velhos vão para reciclagem


Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.


Foram cadastrados 303 consumidores


Durante todo o Sábado 303 consumidores realizaram seu cadastro para participar deste projeto, a troca de suas geladeiras velhas por uma novinha. Conforme o Supervisor de Eventos da Empresa além das 100 geladeiras, serão distribuídas 400 lampadas fluorecente de baixo consumo, com a conscientização dos consumidores para um consumo racional da energia elétrica.

Sr. José Augusto apreciando as lâmpadas que recebeu junto com a geladeira .


O Sr. José Augusto do Nascimento, 53 anos, casado, residente no bairro do Campo Novo, estava muito animado, "Eu além de ganhar uma geladeira nova, ainda ganhei as lampadas e eu já ia comprar duas que estão queimadas". Já a Dona de Casa Maria José Cabral, 57 anos, moradora do bairro Campo Velho, " Estou muito feliz com minha geladeira nova, a minha já estava pedindo outra". O representante comercial Antonio Expedito Gomes Pinheiro, 48 anos, residente no bairro do São João, lembra que devemos ter sempre o cuidado ao comprar equipamentos elétricos olhando a eficiência energética, assim vamos poder economizar na conta da luz e poder usar o saldo talvez na educação dos filhos. 



Um verdadeiro engarrafamento de carroças transportando geladeiras. 

Um outro grupo beneficiado com o Projeto Troca Eficiente Coelce, foram os carroceiros que engarrafaram o trânsito nas proximidades da praça onde ocorreu a troca. Um grande número destes profissionais tomaram conta do centro com um vai e vem de geladeiras em suas carroças, muitos dos sorteados fizeram questão de ir junto da geladeira nova na carroça. Carros e carroceiros disputavam para fazerem o carreto dos sorteados, no interior é bem comum o uso de carroças com tração animal (burros) para o transporte de   mercadoria e até mudanças por ter um preço mais acessível cabendo no bolso de quem ganha pouco.  



PRÓXIMAS CIDADES:
Local: Praça Matriz - Bairro: Centro  - Morada Nova/CE
Cadastro: Terça-feira (28.02.2012)  - 08h às 17h.
Sorteio: Terça-feira (28.02.2012), às 18h - (80 Geladeiras).
Entrega: Quarta-feira (29.02.2012), 8h às 12h.
Local: Praça Matriz - Bairro: Centro  - Antonina do Norte/CE
Cadastro: Quarta-feira (29.02.2012)  - 08h às 17h.
Sorteio: Quarta-feira (29.02.2012), às 18h - (80 Geladeiras).
Entrega: Quinta-feira (01.03.2012), 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...