Pages

terça-feira, 26 de julho de 2011

BANCO DE ALIMENTOS RECEBE DOAÇÃO DA CONAB


Os alimentos doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) serão destinados para 22 entidades sociais do município, beneficiando 5.038 pessoas.

Depósito do Banco de Alimentos Fotos: Edgardo Moraes

O Banco de Alimentos recebeu na sexta-feira, 22, uma doação de 18. 150 Kg de feijão, e por toda essa semana receberá mais 8 mil Kg de farinha. Das entidades favorecidas com a doação, nove recebem benefícios permanentes por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), são elas: Comunidade Rainha da Paz; Associação Novos Horizontes; Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ); Centro de Referência da Assistência Social dos Bairros Campo Novo, Campo Velho e Renascer; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Bairro São João e EEF Flávio Portela Araújo. As mesmas foram selecionadas pelo tipo de trabalho desenvolvido e de maior necessidade, envolvendo crianças, adolescentes e idosos. Ambas recebem alimentos que vão desde o bolo caseiro, a ovos, galinha caipira, carne de carneiro, mel, alface, cheiro verde entre outros. 
Alimentos Arrecardados Fotos: Edgardo Mora
Contando com a parceria dos agricultores cadastrados no PAA o Banco de Alimentos distribuiu cerca de 15 mil quilos de alimentos em 2010. Já no primeiro semestre de 2011 somam quase quatro mil quilos, e a meta é triplicar esse valor nos próximos seis meses. Para atingir esse objetivo a Prefeitura manterá a parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos, valorizando os produtos da agricultura familiar, e arrecadará alimentos por meio de doações de entidades governamentais e não governamentais. Eventos com cunho social também contribuem com o órgão, como gincanas escolares, festa do município e o Pula Fogueira que este ano arrecadou dos grupos juninos 219 quilos de alimentos, entre arroz, macarrão e fubá de milho.

Conhecedora da realidade nutricional do município, a coordenadora do Banco de Alimentos, nutricionista Rosangela Andrade, lembra que toda doação é bem vinda e recebida com muito orgulho. “Estamos de braços abertos para receber as doações de alimentos, caso não tenha como vir deixar nós viabilizaremos o transporte, importante é que a boa vontade e o compromisso de instituições como a Companhia Nacional de Alimentos, (CONAB), aliada ao nosso trabalho possa vir melhorar cada vez mais a alimentação das pessoas beneficiadas direta ou indiretamente com a ação do Banco de Alimentos”, concluiu.

Na próxima semana haverá um Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional - SAN e Direito Humano a Alimentação Adequada - DHAA com as entidades beneficiadas onde serão repassadas orientações sobre o valor nutricional dos alimentos e boas práticas de fabricação. Na ocasião todos os participantes vão se avaliados com relação ao Índice de Massa Corporal - IMC e o perímetro da cintura o que refletirá o nível de saúde e o risco de doenças cardiovasculares.

Entidades eventuais (Recebem quando existe doações extras, como no caso do feijão e farinha)

Pobres Servas da Divina Providencia – 15 Beneficiados

Hospital e Maternidade Jesus Maria e José – 100 Beneficiados

Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso – 100 Beneficiados

Remanso da Paz (Casa do Idoso) – 80 Beneficiados

Associação Grãos de Mostarda – 130 Beneficiados

Cadeia Pública – 190 Beneficiados

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) – Bairro Campo Velho – 80 Beneficiados

Pró Jovem – 900 Beneficiados

Projeto AABB Comunidade – 110 Beneficiados

Comunidade de visitantes – 30 Beneficiados

Grupo de Idosos – 200 Beneficiados

Comunidade São João da Calábria – 80 Beneficiados

Associação dos Moradores do Bairro Campo Velho – 100 Beneficiados

Serviço:

Banco de Alimentos de Quixadá

Rua Juscelino Kubitschek, 232, Alto São Francisco.

Telefone (88) 3414 - 3926

FONTE:
www.quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...