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sábado, 26 de fevereiro de 2011

RACHEL MARQUES(PT) PARTICIPA DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA


A deputada Rachel Marques presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará participa durante três dias em São Paulo do III Seminário de Educação Brasileira que tem como tema o Plano Nacional da Educação: “Questões desafiadoras e embates emblemáticos”. O encontro tem a realização do Centro de Estudos Educação e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas.

O seminário que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março, objetiva refletir sobre os desafios enfrentados pela educação no país, e discutir os possíveis caminhos para os quais possa ser direcionada.

Para debater o assunto, a comissão organizadora convidou palestrantes e pesquisadores de diversas instituições e universidades do Brasil. O evento acontece na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada na Av. Bertrand Russell, 801, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).

Considerando o objeto de estudo do CEDES que é a relação entre educação e sociedade , o qual orienta suas produções e atuações, o CEDES retoma o III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA - IIISEB -, tendo como tema o PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS. Com esta temática problematizadora,  o CEDES busca dar continuidade à reflexão sobre os desafios e caminhos para a educação brasileira, em suas etapas básica e superior,  na educação complementar  e nas políticas que lhes são pertinentes, como financiamento, valorização e formação do professor.   As temáticas propostas  são de extrema relevância para reflexões sobre formulação de um Plano Nacional da Educação (PNE), a partir do qual e em regime de colaboração,  se recoloca a possibilidade de um Sistema Nacional da Educação.   
A idéia que percorre todo o IIISEB é de que é tão importante assegurar instrumentos concretos que permitam o acompanhamento e avaliação sistemática do cumprimento das metas do novo PNE, diferentemente do que ocorreu com o PNE 2001-2010, quanto favorecer o debate sobre as  diretrizes, metas e estratégias  no novo PNE.  Atuar para a efetivação desta perspectiva é a tarefa que se coloca no horizonte imediato das forças políticas e sociais compromissadas com a real democratização da educação no país.
Mais informações e inscrições: www.cedes.unicamp.br

FONTE:

SITE: DEP. RACHEL MARQUES

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