Pages

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PIRA DOS JOGOS MUNDIAIS É ACESA NO RIO DE JANEIRO




Rio de Janeiro - A pira dos 5º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em julho deste ano no Rio de Janeiro, foi acesa hoje (20) no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Parque do Flamengo. Ela permanecerá no local até a abertura oficial dos Jogos, em 16 de julho, quando será levada para o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte.

A pira foi acesa pelo tenente do Exército Ribamar Bandeira, pernambucano tetracampeão mundial de pentatlo militar e auxiliar técnico da equipe brasileira do esporte. “É motivo de muito orgulho. Com 31 anos de Exército brasileiro é uma sensação de dever cumprido. Atualmente, estamos ainda trabalhando para os Jogos Mundiais Militares. E podem esperar, vai ter muita luta e vamos fazer bonito”, disse o militar.

Os Jogos Mundiais Militares são a principal competição internacional militar, que envolve integrantes das forças armadas do mundo todo. Organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (Cism, na sigla em francês), os jogos ocorrem de quatro em quatro anos, desde 1995. Na última edição, em Hyderabad, na Índia, em 2007, o evento reuniu cinco mil atletas de 101 países.

Segundo o coordenador-geral de Planejamento dos Jogos no Rio, general Jamil Megid Júnior, a expectativa é que, na edição deste ano, participem 8 mil pessoas, entre as quais 6 mil atletas e 2 mil delegados, de 100 países. Até agora, já estão confirmadas delegações de 80 países, mas as inscrições para a competição só terminam em abril.

Megid Júnior prevê que todas as instalações esportivas para os Jogos estarão prontas até o fim de maio, portanto um mês e meio antes do início da competição. “Já temos várias obras concluídas. E algumas obras principais terminam agora em abril. A previsão é, até o final de maio, estarmos com todas as obras necessárias aos Jogos já concluídas”, disse.

Os Jogos Militares, que terão a duração de uma semana, reunirão 20 modalidades esportivas. Algumas delas são tipicamente militares, como o pentatlo militar e orientação (um esporte em que o atleta precisa passar por pontos específicos num terreno com a ajuda de bússola e mapa), outras são de esportes tradicionais, como vôlei, judô, hipismo, futebol, atletismo e natação. O Brasil será representado por 250 atletas em todas modalidades.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...