Pages

sábado, 26 de fevereiro de 2011

LULA MORAIS (PCdoB) CONTESTA POSSIVEL AUMENTO NA CONTA DE LUZ

Dep. Lula Moraes (PCdoB)
O deputado Lula Morais (PCdoB) ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio, nesta sexta-feira (25), para contestar um possível aumento no valor da conta de luz. De acordo com o parlamentar, o motivo da mudança é a elevação da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) – cobrança que vem na conta de energia e funciona como subsídio para a geração térmica na região Norte do País.

Lula Morais explicou que a CCC é um dos 10 encargos cobrados na conta de luz e, junto com os tributos, representa cerca de 45% da fatura. “Nós pagamos a CCC para subsidiar a energia térmica a diesel da região Norte. Agora, a Aneel introduziu outros elementos: os custos de compra de energia adicionais, de geração própria e de encargos e impostos não recuperados pelas distribuidoras”, disse.

A determinação, segundo o deputado, vai fazer com que os consumidores “resolvam problemas de distribuidoras de energia. “Essa é uma decisão maléfica e prejudicial para a população”, contestou. O parlamentar observou que a mudança se deve à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de resolução normativa para regulamentar a lei 12.111/2009 e o decreto 7.246/10, que tratam desses custos.

Lula Morais salientou, ainda, que houve um crescimento da produção de energia hídrica no Brasil e, por isso, a tendência deveria ser a redução do consumo de diesel e o fim do encargo. Porém, “estão perpetuando a CCC na tarifa de energia”, lamentou.
FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...