Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SUSTENTABILIDADE NO CARNAVAL DE SALVADOR



Mais uma vez a Petrobras  fornece a energia que movimenta os trios, carros de apoio e camarotes do Carnaval de Salvador. Foram preparados cerca de 100 mil litros do biodiesel B50 exclusivamente para os dias de festa. O produto, oriundo de fontes renováveis, foi o combustível oficial da folia, movimentando cerca de 120 veículos, além de geradores utilizados em alguns dos camarotes nos circuitos da festa.
A maior vantagem do uso do B50 é a redução nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. De acordo com a estimativa da equipe técnica, o uso do combustível tradicional geraria a emissão de 310 toneladas de CO2 eq (CO2 equivalente). Com o uso do B50, a emissão será reduzida para cerca de 233 toneladas de CO2 eq, uma diminuição de 25%. Para esse cálculo, os técnicos utilizaram valores estimados gerais, adaptando referências mundiais e considerando não apenas a emissão direta de CO2, mas também estimativas das emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos combustíveis.
Este é o quarto ano em que a Companhia contribui para o Carnaval Sustentável de Salvador. A primeira vez, em 2008, forneceu o B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel), o que resultou na redução da emissão de oito toneladas de CO2 eq durante o período de festa. Em 2010, o B20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel) garantiu a redução em cerca de 31 toneladas de CO2 eq na atmosfera. Já em 2011, a utilização do B50 resultou na economia de 68 toneladas de CO2 eq e, em 2012, este número ficará em torno de 78 toneladas de CO2 eq.
A logística de distribuição do combustível para os trios é organizada pela Petrobras Distribuidora em acordo com as entidades do Carnaval. O B50 foi produzido pela Usina de Biodiesel de Candeias, da Petrobras Biocombustível. A unidade tem capacidade para produzir 217 mil litros de biodiesel, volume suficiente para abastecer quase 2/3 da demanda anual da região Nordeste com o B5.
Sustentabilidade
Neste ano o óleo de cozinha gerado no Carnaval de Salvador tem destino certo: a produção de biodiesel nas usinas da Petrobras Biocombustível. A ação se dará em parceria com mais de 160 cooperados do Complexo de Reciclagem da Bahia, que se dividirão na coleta do óleo em 35 camarotes instalados nos dois circuitos do carnaval – Barra-Ondina e Campo Grande. A iniciativa inédita reúne produção de energia, geração de renda e reaproveitamento de resíduos e faz parte do desenvolvimento do programa Cuidar, voltado à coleta e ao beneficiamento de Óleos e Gorduras Residuais (OGR).
A ação integra o “Projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”, uma realização do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) em parceria com o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e a Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incuba/UNEB). O objetivo é promover a inserção socioprodutiva dos catadores e catadoras do estado, através da coleta seletiva e o incentivo à relação de comércio de materiais recicláveis.
Responsabilidade ambiental
A Petrobras Biocombustível mantém parceria com cooperativas, associações e entidades de catadores na Bahia, Ceará e Minas Gerais, estados onde estão localizadas suas usinas de biodiesel. Por meio desse trabalho, além de obter matéria-prima para biodiesel a preços competitivos, a empresa contribui com a preservação do meio ambiente, reduzindo, por exemplo, os impactos desse óleo na contaminação do lençol freático e no entupimento das tubulações de esgoto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...