Pages

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PEDRA DO CRUZEIRO, HOJE CONTINUA DO CRUZEIRO?



Em Quixadá temos um grande ponto turístico e um dos símbolos mais importante, A PEDRA DO CRUZEIRO que nos últimos anos esta sendo agredida com enfeites tele comunicativos que destroem esse monumento de milhões de anos. Inúmeros projetos foram idealizados para a retirada  das antenas de cima do monólito porem nenhum foi realizado e  como outros projetos terminaram “engavetados”.
Imagem Samuel Paiva 
A inúmeras torres que distribuem sinais para todo Quixadá e situam-se em cima da Pedra do Cruzeiro e quase ninguém nota mais,  o costume de ver a pedra com tantas parafernálias em cima  já fez uma lavagem visual  de imagem continua, em outras cidades não tem pedra em seu centro e as antenas de rádio e tv são colocadas aos a redores sem problema algum, é só lembrar alguns anos atrás antes das telefônicas só existia apenas o Cruzeiro, que ao longe o cruzeiro luminoso representava a chegada na cidade.
Na quadra invernosa da nossa cidade a beleza do monólito é visível e admirável, pois um verde toma conta do entorno da rocha, fica a interrogação da seguinte questão: Como em uma pedra tão grande e íngreme pode ter vida em sua superfície? A resposta é fácil. Com os tempos a erosão faz seu papel desintegrando partes da rocha e acumulando em pequenas bacias formadas na mesma, a adubação e plantio de plantas trepadeiras são feito por aves nativas que deixam lá seus ninhos feitos, trazendo sementes ou mesmo excremento fazendo assim que a pedra crie vida verde.
Samuel Paiva


Pensamento do colunista: No dia em que transformarem a Pedra do Cruzeiro em ponto turístico central a vida do turismo de Quixadá vai melhorar historicamente e economicamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...