Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FAMÍLIAS JÁ RECEBEM ATENDIMENTO NA UNIDADE INAUGURADA EM IBARETAMA



Inaugurada na manhã desta sexta-feira, 24, pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, a prefeita Núbia Cavalcante, a coordenadora de 8º regional de saúde, Benedita Oliveira, e a secretária municipal de saúde, Eudênia Oliveira, a Unidade Básica de Saúde da Família do distrito de Nova Vida, em Ibaretama, a 160 quilômetros de Fortaleza, já presta serviços à população. Na nova unidade, em funcionamento, moradores recebem atendimentos médico e odontológico num só lugar e ainda contam com farmácia para dispensação de medicamentos e sala de vacinação. “Tudo numa estrutura moderna, construída numa área de 211 metros quadrados, com recursos do governo do Estado - R$ 178.679,00, para melhor acolhimento das famílias e condições ideais de trabalho para os profissionais de saúde”, como disse Arruda Bastos durante a inauguração.   

Ele deixou a população informada de que o governo do Estado liberou R$26.779.000,00 para a construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família em 150 municípios semelhantes a que estava sendo entregue às famílias do distrito de Nova Vida. Só na área da regional de Quixadá são oito UBSFs. Além da unidade de Ibaretama, há novas unidades em Banabuiú, Choró, Milhã, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole e em Ibicuitinga, visitada nesta manhã pelo secretário Arruda Bastos. Todas nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Estado decidiu construir para apoiar os municípios nas ações da atenção básica que têm 70% de cobertura do PSF, realizam pelo menos quatro consultas às gestantes e participam dos consórcios públicos de saúde.   


A prefeita Núbia Cavalcante destacou que “a nova unidade de saúde representa melhoria na saúde pública, principalmente de quem mais precisa dos serviços públicos de saúde”. Antes, as famílias do distrito Vida Nova eram assistidas no antigo posto de saúde em uma casa antiga, alugada pela prefeitura municipal, funcionando em precárias condições.

Regional de Itapipoca

Nesta terça-feira, 28, mais duas UBSFs serão inauguradas. Às 9h30min, em Miraíma e às 11h30min em Amontada. Os dois municípios fazem parte da área da regional de Itapipoca, onde também foram construídas novas unidades em mais três municípios: Trairi, Tururu e Uruburetama.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...