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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FORMULA SAE: UM GRANDE APRENDIZADO AOS FUTUROS ENGENHEIROS




Muitos estudantes reclamam que não têm a oportunidade de praticarem os ensinamentos adquiridos em salas de aula. Na Fórmula SAE tal reclamação passa bem longe. Na disputa estudantes de engenharia projetam, fabricam e competem com pequenos carros de corrida no estilo fórmula.

A Fórmula SAE nasceu no Texas, em 1981, com o propósito de criar uma oportunidade aos estudantes de ganharem experiência na construção e gerenciamento de projetos e, aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de engenharia. Em 2004, a Fórmula SAE chegou ao Brasil. As equipes melhor classificadas no campeonato brasileiro conquistam o direito de disputarem duas competições internacionais realizadas nos EUA.

Desafio

As restrições impostas na estrutura do carro e no motor fazem com que o conhecimento, a criatividade e a imaginação dos estudantes sejam desafiados. O carro deve ser construído por um grupo de alunos em um período de um ano e ser levado para a competição anual, onde são julgadas e comparadas com outros veículos de faculdades e universidades do país. 

Capitã da equipe Ícarus de Fórmula SAE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Souza Vale, destaca a importância da experiência. “Funcionamos como uma empresa. Nos dividimos em setores. Existe hierarquia e há os responsáveis por cada parte do carro. Aprendemos a trabalhar em equipe. Algo que vivenciaremos no mercado de trabalho. Além disso, o aspecto de praticar os ensinamentos de sala de aula também é importante.

A competição  

- Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo e uma apresentação de marketing.

Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos.

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