Pages

domingo, 9 de janeiro de 2011

LISTAS DE MATERIAL ESCOLAR PODE TER ITENS ABUSIVO


Foto: The New York Times
Kristin Cooper ficou surpresa com lista de material escolar da filha Emily, no Alabama


Apesar do período ainda ser de férias, alguns pais já enfrentam uma grande preocupação: a lista de material escolar. Em algumas escolas, os itens sem fins didáticos estão presentes na relação. Mas, o Procon alerta: isso é incorreto. 

Este foi o caso da dona-de-casa Aída Teixeira. Quando sua filha estudava no primário, alguns itens da lista pareciam abusivos. Em um ano, a escola chegou a pedir papel higiênico, copo descartável e guardanapo. "Parece que é para sustentar a escola. Além destes itens, eles pediam inúmeras folhas sulfite, das quais você sabe que uma sala de criança não usaria nem a metade". 

Para evitar problemas, a diretora de estudos do Procon, Valéria Rodrigues Garcia, alerta: a lista de materiais não deve conter produtos de uso coletivo, como higiene e limpeza. Esses itens são de responsabilidade da escola e devem ser incluídos na mensalidade. Isso também é valido para as escolas públicas. 

Mas além da lista abusiva, algumas escolas fazem exigências de marca e indicam o local da compra. Porém, segundo Valéria, o consumidor tem a liberdade de pesquisar o melhor local da compra e a marca do produto. Então, fiquem atentos, pois a escola só pode oferecer a opção e especificar o modelo, mas não deve coagir o consumidor. 

Sem conhecer a lei, Aída teve que enfrentar este tipo de problema: "A escola havia listado um pacote de folhas sulfite de uma determinada marca. Eu optei em comprar a mais em conta. Porém, quando fui entregar o pacote reclamaram, pegaram as folhas e saíram com cara feia". 

No caso da escola não aceitar o material, os pais devem recorrer ao Procon ou a qualquer outro serviço de atendimento ao consumidor. Mas, antes de recorrer, é importante conversar com a escola e tentar entrar em um acordo.


"As vezes eles podem combinar de trazer metade do material no começo das aulas e, se for necessário, levar o restante depois", recomenda Valéria. Além disso, é importante que os pais façam uma pesquisa nas lojas antes de adquirir todo o material, pois assim podem optar pela qualidade e menor preço. Uma dica é não levar as crianças durante as compras. "Minha filha sempre quer o mais caro, principalmente agora que a lista diminuiu", ressalta Aída. 

Para aqueles que querem economizar um pouco mais, há ainda a opção de reaproveitamento, como no caso dos livros didáticos.


FONTE: 
eband.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...