Pages

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UNIVERSIDADES ESTADUAIS SERÃO BENEFICIADAS COM NOVOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Até o fim dessa gestão todas as Universidades geridas pelo Governo do Estado contarão com um computador para cada 20 alunos. Atualmente a proporção é de 26 alunos para cada equipamento. A meta foi estabelecida pelo governador Cid Gomes durante a doação de 300 computadores feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) ocorrida na terça-feira (11), no Palácio Iracema. “O computador é hoje um equipamento estritamente necessário dentro de uma instituição de ensino, porém ainda é grande o número de alunos que tem que se revezar para utilizar o equipamento nas nossas universidade.  O Estado vai assumir o desafio de reduzir esse número para no máximo 20 alunos para cada computador”, reforçou. “Claro que devemos trabalhar para que cada aluno tenha acesso ao equipamento sem que seja necessário esse revezamento”, completou Cid.

O Governador lembrou que a meta deve ser alcançada com a iniciativa de outras instituições, como a do Tribunal. Com a doação do TCU, cada Universidade contará com 100 equipamentos seminovos, que ajudarão na modernização dos equipamentos das instituições de ensino superior do Estado. “Em nome das nossas três Universidades manifesto os meus maiores agradecimentos ao Tribunal. Pela segunda vez o TCU está contribuindo com a estratégia do Governo de garantir aos nossos alunos não só uma estrutura física de qualidade, mas o acesso a informação com qualidade também”, agradeceu o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, René Barreira.

Durante a solenidade de entrega o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, agradeceu as palavras do Secretário e parabenizou o Governador pelos esforços em “favor da educação”. Ele destacou a implantação das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEPS). “A escola que quer ensinar e passar informação com qualidade precisa ser de tempo integral. Quando se investe na educação, como o Governo do Estado está investindo, não vai mais ser preciso destinar tanto dinheiro para a segurança pública como estamos vendo nos dias atuais”, discursou.   

Cid Gomes encerrou a solenidade reforçando as palavras do Ministro. “O único caminho de fato que vai permitir termos um país mais justo e que ele se torne uma potencia mundial é a educação.  Ela fará toda a diferença no futuro dos nossos jovens e crianças”, destacou Cid. Na ocasião ele lembrou ações como a construção dos Centros de Educação Infantil (CEI). Através de financiamento com o BNDES, o Governo Estadual vai destinar R$ 96 milhões para a construção dos CEIS . “A ideia é dobrar esse montante com a participação dos municípios. Para cada Centro construído pela Prefeitura o Estado vai construir outro”, explicou Cid. O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), implantado Estado em 2007, também é referência na melhoria do Ensino Fundamental. “A alfabetização é a ferramenta principal da educação. É impressionante a evolução dos alunos com a implantação desse programa”, concluiu o Governador.

Estavam presentes na solenidade o vice-Governador, Domingos Filho; os reitores da Uece, Professor Assis Araripe; da Urca, Plácido Cidade Nuvens; e da UVA, Antônio Colaço, além do deputado federal Ariosto Holanda e do deputado estadual, Professor Teodoro.

FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6247)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...