Pages

domingo, 9 de janeiro de 2011

'CHUVA DE ANIMAIS' JÁ FOI REGISTRADA EM DIFERENTES PAÍSES

Morte de milhares de pássaros nos EUA teve grande repercussão.
Já houve relatos de quedas de sapos, peixes e até minhocas.


O ano de 2011 começou com pelo menos duas notícias de animais “chovendo” do céu – duas mortandades de pássaros nos EUA . Na última semana, no estado de Louisiana, no sul dos Estados Unidos, cerca de 500 pássaros foram encontrados mortos no distrito de Pointe Coupee.
Já no estado do  Arkansas, ainda não se sabe ao certo a causa das mortes de 5 mil melros que caíram sobre o pequeno povoado de Beebe, pouco depois da meia-noite do Ano Novo. É possível que fogos de artifício tenham causado a “chuva” de pássaros mortos.  

Veterinário analisa os cadáveres de pássaros achados mortos no Arkansas, nesta segunda-feira (3), em Little Rock.
Veterinário analisa os cadáveres de pássaros achados mortos no Arkansas, nesta segunda-feira (3), em Little Rock. (Foto: AFP)

Na cidade sueca de Falköping, cerca de cem gralhas-de-nuca-cinzenta foram encontradas pela rua, também na semana passada. Os casos ganharam destaque na imprensa. Nos EUA, a palavra "pássaros" chegou a ser a mais procurada no site do jornal “The New York Times”.
Mas esse tipo de fenômeno "não é tão incomum", como garante Kristen Schuler, cientista do Centro de Vida Silvestre do Serviço Geológico dos Estados Unidos, em entrevista à agência AFP. "Não há nada de apocalíptico, nem nada que esteja necessariamente fora do normal, nada que não veríamos em qualquer outra semana", acrescenta.
Outros casos de “chuvas de animais” já foram registrados em diferentes países e épocas, até de casos muito mais improváveis, com bichos que não voam, como sapos e águas vivas.
Em 2007, a cidade de Jennings, em Louisiana, foi registrada a queda de minhocas do céu. Uma possível causa apontada foi uma tromba d’água formada nas imediações, que pode ter sugado os animais para as alturas.
Formações como tornados e trombas d’água são geralmente apontados como responsáveis pelas “chuvas de animais” – até porque os bichos que caem do céu mais frequentemente vivem ou tem contato com o ambiente aquático. Ainda assim, falta registro de animais sendo sugados para o alto, para comprovar essa hipótese.
Em junho do ano passado, uma chuva de girinos intrigou os moradores de Ishikawa, no Japão. Também em 2010, a cidade de Ràkòczifalva, na Hungria, foi surpreendida por uma chuva de rãs.
Em março do mesmo ano, os 650 moradores de Lajamanu, no norte da Austrália se assustaram quando centenas de peixes despencaram do céu. A região de indiana de Saurashtra teve fenômeno semelhante em duas ocasiões, em 2009.

FONTE:
http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...