Pages

domingo, 9 de janeiro de 2011

O XV ENCONTRO DOS PROFETAS DAS CHUVAS EM QUIXADÁ

O XV Encontro dos Profetas das Chuvas aconteceu ontem em Quixadá, com a participação de 22 integrantes 
FOTO: ALEX PIMENTEL

Quixadá. Cupinzeiros, inchuís, enxertos. Com esses e muitos outros sinais da natureza, 22 dos 25 participantes do XV Encontro dos Profetas da Chuva confirmaram ontem um bom inverno no Ceará este ano.

Apesar da maioria ter anunciado o mesmo quadro no ano passado, frustrando as expectativas, principalmente dos lavradores, dessa vez acreditam na confirmação de suas experiências. As previsões favoráveis dos cientistas populares, haviam sido apontadas no mês passado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Repetindo a tradição, Helder Cortez, um dos idealizadores do encontro, foi o mestre de cerimônia. Ele apresentou um a um. Primeiro divulgando a previsão anunciada pelo profeta no ano passado. Em seguida, diante da plateia, os cientistas populares narravam como haviam feito suas experiências. Tinham apenas cinco minutos. Logo depois: e o inverno? Vai ser bom um ruim?, indagava.

O primeiro a ser apresentado foi Luiz Gonzaga, de Camocim. . Como no ano passado afirmou só ter condição de definir seu posicionamento acerca do inverno sertanejo após o dia 21 de janeiro, quando a zona de convergência intertropical se estabiliza. Mesmo assim, forçado pelas regras do Encontro, apontou o inverno como "favorável".

Renato Lino, um dos poucos a prever o quadro de estiagem em 2010, questionado pelos outros profetas por sempre ter previsões pessimistas, dessa vez concordou com a maioria, confirmando o quadro favorável.

FONTE: 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...