Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Em PEDRA BRANCA > Trapiá e Capitão Mor com níveis mais baixos da história

Pedra Branca
O sertanejo passa por uma das piores secas da história do Ceará, e Pedra Branca não tem sido diferente, apesar de estarmos encravados em meio a serra de Santa Rita, aproximadamente 500mt de altitude em relação ao nível do mar, e o clima ser consideravelmente ameno, estamos no quarto ano de estiagem, que tem agravado muito a situação.

O Açude Trapiá responsável pelo abastecimento da cidade e da região circunvizinhas, que tem capacidade de 18 milhões (m3), nesta semana chegou ao seu pior nível, desde sua construção no ano de 1992. Segundo informações colhidas no site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGHER), o reservatório atingiu nesta terça-feira (17) a incomoda marca de   3,06%, equivalente a 495,15 mil m3, ultrapassando o recorde negativo registrado no dia 03 de junho, que foi de 3,28% .  Após a última chuva, que foi registrada no dia 03 de julho, o açude chegou a quase 10%, o que causou alívio, aumentou sua sobrevida, porém no atual cenário, o Trapiá terá água até o mês de Março de 2016.

Esta mesmas chuvas foi recebida como uma benção pelos moradores da zona rural na região serrana, onde vários açudes de pequeno porte encheram ou acumularam água, socorrendo as comunidades. Mineirolândia que até então vivia um drama nunca antes visto, sendo abastecidos por carros pipas, mantidos pela prefeitura. Viu sua barragem que tinha sido recentemente ampliada pelo prefeito Pedro Paraibano, transbordar, levando assim a administração a realizar nova ampliação, afim de acumular mais água. 

Outro reservatório do Município que também é monitorado pela COGHER e o Açude do distrito Capitão Mor, que leva o mesmo nome, há 68 km da sede do Município, cujo sua capacidade é de 6 milhões de m3. Hoje o reservatória apresenta 1,3 milhão m3, equivalente a 21,69% de sua capacidade, sendo uma das piores marcas da história.

O mesmo é está sendo responsável pelo abastecimento de parte do município e de municípios vizinhos, a exemplo Boa Viagem. Moradores do distrito tem se mostrados preocupados com a atuação situação, onde dezenas de carros pipas são abastecidos no reservatório. Na foto acima a moradora da comunidade Yasmim Ribeiro flagrou 17 carros pipas as margens do açude.

Mesmo assim, Pedra Branca em vista aos municípios da região é o que apresenta melhores condições hídricas.  
  
A administração municipal de Pedra Branca tem feito vária ações em busca de amenizar os efeitos da estiagem. Entre elas: desassoreamentos e ampliações de dezenas de açudes, aumentando assim sua capacidade de armazenamento de água. Perfuração instalação de poços profundos, em vária comunidades rurais, na sede e Mineirolândia. 

A População tem sido uma grande colaboradora no papel de controle e economia d'água, sendo assim convocada, a continuar economizando e fiscalizado desperdício cada vez mais.


Qualquer informação ou denúncia ligue para o SAAE de Pedra Branca, 3515-1008.  

Reportagem e Fotos - VANDO CARLOS 
PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...