Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CONCIÊNCIA NEGRA > Dia 20 comercio funciona normalmente no Ceará

Quixadá
O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.

Em algumas cidades do Brasil neste dia é feriado, já no estado do Ceará não é feriado em nenhum município. O presidente do Sindicato dos Comerciários de Quixadá e Região, Cesar Castro, o dia não será feriado e o comercio em todo o Estado funciona normalmente. Aqui no Sertão Central onde o sindicalista atua não tem nenhum acordo para que este dia seja fechado.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.

No Distrito de Dom Mauricio, existe uma comunidade quilombola, durante esta semana estão acontecendo diversas atividades e com seu ápice no sábado 21, onde o encerramento será com a Dança de São Gonçalo e um almoço comunitário.
PINTONEWS  no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...