Pages

domingo, 2 de agosto de 2015

PARALISAÇÃO ADMINISTRATIVA > Aprece segunda-feira divulga balanço no Ceará

Quixadá
Mais de 100 prefeitos cearenses aderiram à paralisação das atividades administrativas nos Municípios do Interior do Ceará marcadas para esta sexta-feira, 31. Apenas os serviços essenciais, de urgência e emergência, continuaram disponíveis à população. A decisão havia sido tomada na reunião realizada na última terça-feira, 29, na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em Fortaleza, com a participação de mais de 80 gestores municipais.

Os menos desavisados encontraram a maioria das repartições públicas municipais, onde as prefeituras aderiram à manifestação, de portas fechadas. Mesmo assim, segundo o gestores públicos o ato de protesto foi divulgado nas emissoras de rádio. Não houve reclamação e a população apoiou. Quem seguiu das localidades rurais para a sede dos municípios fez apenas compras no comércio ou foi aos bancos. Alguns órgãos federais como o Fórum de Justiça e o INSS estão de greve.        
         
Segundo o presidente da Aprece em exercício, Evanildo Simão, perfeito de Mauriti, a manifestação teve como objetivo sensibilizar os governos Estadual e Federal acerca das dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos municipais. Apesar dos cortes de servidores temporários e comissionados, além de outras medidas de contenção de despesas, que já estão sendo realizadas, vários serviços sociais e até mais importantes, como a assistência médica especializada, estão deixando de ser prestados à população.
Parte deles, como o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, aderiram à mobilização. 

Pela manhã ele seguiu para Fortaleza, onde pretendia se encontrar com outros prefeitos do Interior. Além de um Ato Público foram ao encontro do governador do Estado, Camilo Santana, a quem entregaram uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff. Nesta cidade do Sertão Central Secretarias e Departamentos não funcionaram. Apenas o Hospital Municipal Eudásio Barroso e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não deixaram de atender a população.

Noutras cidades do Interior, como Acarape, Aiuaba, Aratuba,  Arneiroz, Barreira, Boa Viagem Capistrano, Chorozinho,  Ibiapaba , Itapajé, Itapiúna, Paramoti, Redenção, Ocara e General Sampaio, os prefeitos aderiram a paralisação. Em São Bendito houve até encontro na Câmara Municipal. Radialistas dessas cidades confirmaram adesão ao movimento, mas a Aprece divulgará o balanço das manifestações somente na segunda-feira, 3 de agosto, haviam informado os profissionais da radiodifusão. Dos 184 municípios do Ceara, a estimativa é de que 120 prefeituras aderiram.


Dentre os perfeitos que resolveram não aderir ao movimento paredista, estão o de Baturité, Canindé, Horizonte, Madalena, Pacajus, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Viçosa do Ceará.  Todavia, como a Aprece não divulgou nenhuma Nota oficial, a relação será confirmada somente na segunda-feira, afirmaram vários radialistas, dentre eles Domingos Távora, que acompanharam a mobilização, tanto na capital como no Interior.

PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...