Pages

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dr. DA VINCI > Robô passa a ser usado em cirurgias no Ceará

Fortaleza
Pela primeira vez no Norte e no Nordeste, uma cirurgia será feita com o auxílio de um robô. Da Vinci, como é chamada a máquina, ajudará médicos durante cirurgias de prostatectomia (retirada parcial ou total da próstata) que serão realizadas hoje no hospital Monte Klinikum, no Meireles.

A tecnologia já é utilizada em hospitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A capital cearense será a primeira da região a realizar procedimentos cirúrgicos com o equipamento. O diretor do hospital, Florentino Cardoso, afirma que a novidade foi recebida com orgulho pela unidade. “Com esse aporte tecnológico, nós vamos avançar como os grandes hospitais e centros de saúde do mundo que utilizam robôs em cirurgias”, aponta.
As especialidades em que Da Vinci será utilizada na unidade são urologia, coloproctologia, cirurgias gerais e bariátrica.

O investimento inicial feito pelo Monte Klinikum é de R$ 4 milhões. Seis cirurgiões do hospital estão em treinamento no Rio de Janeiro e, até o fim do ano, devem receber capacitações no Intuitive Surgical, fabricante do robô Da Vinci, na Colômbia, e em hospitais dos Estados Unidos.

De acordo com o Intuitive Surgical, 36 robôs estão em uso na América Latina. O Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, foi o primeiro no Brasil a utilizar a tecnologia. Cerca de 250 cirurgias são realizadas todos os anos pelo HSL com a ajuda do robô.


O Povo

PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...