Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Barbalha > Festa do Pau da Bandeira abre festejos juninos no Ceará

Barbalha
A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira, começou neste final de semana, e marcou a abertura dos festejos juninos do Ceará. 
A abertura da edição 2015 da festa foi neste domingo, 31/5, às 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por quase 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. 

Porém, já no sábado, 30/5, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, aconteceu em Barbalha a "Noite das Solteironas", recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa.

Na tarde de domingo, a festa atingiu o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore - este ano, um angico de 23m pesando quase 3 toneladas, realizaram o translado e o hasteamento do mastro. Eles foram seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos.


Entre as tradições populares relacionadas à festa, está o costume de, durante o cortejo do pau da bandeira, as mulheres tocarem o mastro, além de ingerir o chá de sua casca, em uma simpatia para conseguir casamento. O cortejo se encerrou-se com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, celebrado com preces e queima de fogos.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...