Pages

quinta-feira, 19 de março de 2015

Câmara instala comissão para reformular pacto federativo; Danilo Forte é eleito presidente

Brasília
A Câmara dos Deputados instalou na tarde desta terça-feira, 17, a Comissão Especial “destinada a analisar e apresentar propostas com relação à partilha de recursos públicos e respectivas obrigações da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal”. Mais conhecida como a Comissão do Pacto Federativo foi definido, ainda, no final da tarde de hoje os integrantes da mesa diretora do colegiado.

Para dirigir os trabalhos, após indicação do líder do PMDB – deputado Leonardo Picciani (RJ), foi eleito como presidente do colegiado o deputado Danilo Forte (PMDB-CE). O relator da Comissão será o deputado André Moura (PSC-SE). A ideia do colegiado é apresentar propostas de Emendas à Constituição e de projetos de leis que mudem o atual modelo tributário da República Federativa do Brasil.

Cronograma de trabalho
No entanto, a definição do cronograma e roteiro de trabalho acontecerá na próxima semana, no dia 25 de março, às 14h30, em plenário de comissão a ser ainda definido. Na oportunidade, o relator da Comissão, André Moura, fará uma apresentação de um organograma de como pretende produzir o relatório. Se o fará por etapas (parciais), ou se através de um texto consolidado final.
“Nós estamos irmanados num só processo. Inclusive, numa queixa muita grande da nossa região que é exatamente a equalização deste Pacto Federativo. O Nordeste tem um terço da população do País e responde apenas por 14% da produção da riqueza nacional. E a gente precisa exatamente buscar equalizar essa relação entre população e desenvolvimento, população-crescimento e população-desenvolvimento humano, social e econômico”, defendeu Danilo Forte.

Demais integrantes
A Comissão Especial do Pacto Federativo será composta por 54 deputados. Sendo 27 titulares e outros 27 suplentes. Para primeiro vice-presidente foi escolhido o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR). Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) será o segundo vice-presidente do colegiado. O deputado Caetano (PT-BA) será o terceiro vice-presidente da Comissão.

Primeira atividade
Porém, a primeira atividade dos membros do colegiado acontecerá já na próxima sexta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Paraná, onde os parlamentares debaterão dentro do projeto “Câmara itinerante” sugestões e propostas que serão encaminhadas pelos deputados estaduais e vereadores paranaenses.

Divisão do “bolo tributário”
No final da sessão que instalou a Comissão Especial do Pacto Federativo, o presidente do colegiado – deputado Danilo Forte afirmou em entrevista que a principal questão que norteará os trabalhos do colegiado será “exatamente tanto a formatação do bolo tributário como a sua distribuição que afeta todos os demais problemas”.
“Há uma preocupação muito grande com relação ao fortalecimento da cidadania e ao equilíbrio regional entre as diversas áreas do Brasil, que é quase um continente, na busca de uma maior participação na geração de riqueza, na melhor distribuição de serviços públicos e no melhor atendimento das famílias brasileiras nos diferentes Estados”, complementou.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...