Pages

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VATICANO ENTRA COM AÇÃO LEGAL CONTRA PROPAGANDA DA BENETTON COM IMAGEM DO PAPA BENTO XVI


Campanha publicitária da Benetton têm gerado polêmica por mostrar lideres se beijando (FOTO AFP)

CIDADE DO VATICANO, Itália, 17 Nov 2011 (AFP) - O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que vai empreender ações legais contra a fotomontagem na qual o Papa Bento XVI beija na boca o imã sunita de Al Azhar divulgada pela Benetton, anunciou nesta quinta-feira a Secretaria de Estado da Santa Sé.

"Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem realizada no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton", anunciou o Vaticano em uma nota oficial.


Na véspera, o grupo italiano Benetton anunciou sua decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al-Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb.


As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.


A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta "contra o ódio" e uma cena tórrida entre Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão.


Mas a foto de Bento XVI e o imã egípcio, foi considerada a mais polêmica das outras seis montagens nas quais aparecem outros chefes de Estado ou de governo na mesma posição carinhosa, como a troca de beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel e entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu.


"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.


A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.


O Vaticano reagiu imediatamente à campanha considerando a publicidade "uma falta de respeito grave ao Papa".


O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

FONTE:
O POVO ONLINE


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...