Pages

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL DE DIABETES É LAMBRADO PELOS QUIXADAENSES

O evento aconteceu na manhã da quinta-feira (17/11) na Praça José Linhares da Páscoa (Catedral) no Centro da Cidade.

Uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF) e Programa Saúde da Família (PSF), ligados a Secretaria de Saúde estiveram à disposição das famílias quixadaenses em mais uma atividade de prevenção de doenças e promoção de saúde. Na ocasião, foi montado um stand que ofertou exames de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação físico nutricional e orientação de saúde sobre o tema. A ação fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Alerta e Combate ao Diabetes (14/11).

Entre 8h e 11h os profissionais registraram cerca de 280 atendimentos de glicemia, e aproximadamente 300 nos demais serviços, superando as expectativas da Secretaria de Saúde. Desse número de 7 a 10 por cento se descobriram diabéticos, sendo encaminhadas de imediato para as Unidades Básicas de Saúde, onde receberão atenção médica e se somarão aos 1.004 pacientes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Quixadá. 

Para a secretária de Saúde, Valeria Nepomuceno, o evento é importante, pois revelam os portadores potenciais, pessoas que estão com diabetes e não sabem, a exemplo do Brasil, onde somente 15% da população são acompanhadas pelo SUS, sendo que esse número é bem maior segundo previsões do Ministério da Saúde. “Momentos como esse demonstram a importância do diagnóstico precoce, quem se descobre didático com antecedência tem a oportunidade de se cuidar e viver por mais tempo, para isso basta que o mesmo tenha um acompanhamento médico e tome alguns cuidados como mudança de hábito alimentar, realização de atividades físicas, e dentre outras”, afirmou Valeria. 

No serviço de som o educador em saúde, Dário Queiroz, e a nutricionista, Dra. Mayna Cabral, convidavam a população para a realização dos exames e alertavam sobre os riscos de um portador potencial de diabetes, bem como proferiram algumas dicas de como cuidar bem da saúde. 

A atividade contou com a parceria do Pinheiro Supermercado, Zenir Móveis e Honda.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...