A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou
proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. De
acordo com a proposta, historiador é o profissional responsável pela
realização de análises, de pesquisas e de estudos relacionados à
compreensão do processo histórico e pelo ensino da História nos diversos
níveis da educação.
O texto aprovado é o Projeto de Lei 7321/06, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que tramita apensado ao PL 3759/04,
do ex-deputado Wilson Santos. A relatora, deputada Alice Portugal
(PCdoB-BA), recomendou a aprovação do projeto apensado, com emenda, e a
rejeição do projeto principal. Segundo ela, os projetos regulam a
matéria em termos análogos, mas o PL 7321/06 não obriga o Poder
Executivo a criar conselho de fiscalização do exercício profissional,
como faz o PL 3579/04 – o que é inconstitucional. “Tais conselhos são
considerados autarquias especiais e só podem ser criados por meio de lei
de iniciativa do Presidente da República”, explica.
O PL 7321/06 prevê, porém, a inscrição do historiador em conselho de
fiscalização do exercício profissional. A emenda da relatora retira essa
previsão.
Profissionais habilitados
Segundo o projeto, poderão exercer a profissão de historiador no País:
- quem tiver diploma de nível superior em História, expedido no Brasil, por instituições de educação oficiais ou reconhecidas pelo governo federal;
- os portadores de diplomas de nível superior em História, expedidos por escolas estrangeiras, reconhecidas pelas leis de seu país e que revalidarem seus diplomas de acordo com a legislação em vigor;
- os diplomados em cursos de mestrado ou de doutorado em História, devidamente reconhecidos;
- os que, na data da entrada em vigor desta lei, tenham exercido, comprovadamente, durante o período mínimo de cinco anos, a função de historiador.
Para exercerem as funções relativas ao magistério em História, os
profissionais deverão comprovar formação pedagógica exigida em lei.
Atividades
A proposta também define as atividades e funções dos historiadores, entre elas:
- planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica, de documentação e informação histórica;
- planejar o exercício da atividade do magistério, na educação básica e superior, em suas dimensões de ensino e pesquisa;
- elaborar critérios de avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
- elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre assuntos históricos;
- assessorar instituições responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural (museus, arquivos, bibliotecas).
Tramitação
A matéria segue para a análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção
Edição – Regina Céli Assumpção
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