Pages

sábado, 19 de novembro de 2011

CAMPANHA "BRASIL SEM CIGARROS" ACONTECE NESTE SÁBADO DIA 19

Sesa participa da mobilização do "Brasil sem cigarro", com a presença do ex-fumante e médico Drauzio Varella.
Com o objetivo de proteger a saúde e de mobilizar a população fumante do Ceará para a decisão de abandonar a dependência da nicotina, substância presente no cigarro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) está integrada a campanha nacional "Brasil sem cigarro", que tem à frente o ex-fumante e médico Drauzio Varella. No próximo sábado (19),  na Praça do Ferreira, das 8 horas às 12 horas, a Sesa participa da mobilização do "Brasil sem cigarro", com a presença do ex-fumante e médico Drauzio Varella.

Numa das tendas de prestação de serviços, médicos pneumologistas e técnicos da Sesa farão com os fumantes o teste de monóxido de carbono, gás que também está presente no cigarro e nos escapamentos dos carros. Afeta quem traga e quem respira a fumaça substituindo o oxigênio na corrente sanguínea.

A dependência é mais grave entre fumantes que acendem um cigarro atrás do outro. Pelo telefone 3101.5265, os trabalhadores e trabalhadoras da Sesa decididos a parar de fumar recebem orientações e são encaminhados para tratamento. Um dos principais serviços, com resultados positivos no abandono do vício do fumo, é mantido no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, unidade da Sesa referência em pneumologia e cardiologia. Lá, desde 2002, funciona o Programa de Controle ao Tabagismo www.hm.ce.gov.br.        

A nicotina é uma das 4.700 substâncias que o cigarro contém.  É ela quem deixa o fumante dependente, com dificuldade para deixar de fumar. Aumenta a pressão arterial e o número de batidas cardíacas. Entre as outras substâncias existentes no cigarro, estão a amônia – usada para liberar mais nicotina e assim acelerar a dependência e também como descolorante de pelos, acetona – remover de esmalte, formol – conservante de cadáver, glicerina – usada na fabricação de sabonetes, ácido acético – ácido forte e corrosivo.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 85 3101.5220)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...