Pages

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PACTO FEDERATIVO > Audiência pública com representantes do Conselho de Governo da Presidência da República.


Brasília
A Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo aprovou nesta quarta-feira, 04, a realização de uma audiência pública com dois representantes do Conselho de Governo da Presidência da República.

Serão convidados pelo colegiado o presidente da Câmara de Política de Gestão, Desempenho e Competitividade do referido Conselho de Governo da Presidência da República, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, e o secretário-executivo do órgão, Cláudio Gastal, que também preside o “Movimento Brasil Competitivo”. A iniciativa de chamá-los foi do presidente da Comissão, deputado Danilo Forte (PSB-CE).

“É necessário que a gente aprofunde o debate sobre a reorganização do Estado brasileiro. E aí foi oportuno que exista este Movimento Brasil Competitivo que é liderado pelo Cláudio e que tem no Jorge Gerdau um dos maiores estimuladores e um dos maiores empresários do País. Por isso fiz este requerimento para que eles possam compartilhar conosco e iniciar um debate sobre a reforma do Estado brasileiro”, disse o parlamentar.

Brasil eficiente
O colegiado aprovou, ainda, outro convite – formulado pelo deputado socialista – para que o economista Paulo Rabello de Castro do “Movimento Brasil Eficiente” também compareça. Castro é doutor em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, além de presidir o “Instituto Atlântico” e a “SR Rating”, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito.

“Eu acho que pela apresentação que ele (Paulo Rabello de Castro) fez na Comissão de Orçamento na semana passada sobre orçamento público e a legislação que comumente faz o Brasil retomar as suas crises cíclicas, em que nós estamos vivendo uma das maiores e piores delas, em que ele elencou medidas importantes para fazer com que o papel indutor do Estado permita com que Estados e municípios possam ser fortalecidos e retomar uma economia sólida capaz de dar ao País um novo crescimento econômico”, falou Danilo.

Previdência
Por iniciativa do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e subscrito pelo deputado Walter Alves (PMDB-RN), a comissão aprovou também a realização de uma audiência pública com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, “para tratar sobre a prestação de contas do COMPREV que operacionaliza a Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Semana do Pacto
Mas antes da deliberação dos requerimentos de novas audiências públicas, o presidente do colegiado, Danilo Forte, e o relator da comissão, deputado André Moura (PSC-SE), lembraram que na próxima terça-feira, 10, o plenário da Casa votará os pedidos de regime de urgência para acelerar todas as propostas apresentadas e formuladas pela comissão.


A ideia dos parlamentares é fazer no final do mês de novembro um “mutirão legislativo” que aprove as medidas apresentadas pelo colegiado com a finalidade de remetê-las para o Senado Federal. A maioria dos projetos aumentam os recursos, os repasses e as competências de Estados e municípios nas ações públicas voltadas para educação, saúde, segurança e transporte.
PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...