Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SARAMPO no CEARÁ > Governador e ministro da Saúde anunciam erradicação

Brasília
A transmissão do vírus do sarampo foi interrompida no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 24 de setembro, em Brasília, pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O Governador Camilo Santana destacou a importante parceria com o Ministério da Saúde e os municípios que garantiu a erradicação da doença em todo o território cearense.

O Governador Camilo Santana participou da solenidade em Brasília, acompanhado dos secretários de Saúde de Saúde do Estado, Henrique Javi, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins e enfatizou que Estado, União e Prefeituras Municipais devem sempre estar unidos para impedir a proliferação da doença.

Camilo Santana destacou que a saúde é o maior desafio da administração pública e as entidades e o Estado precisam estar unidos para viabilizar investimentos para sempre garantir uma saúde pública de qualidade. Para o ministro Arthur Chioro, o Ceará conseguiu atingir o objetivo graças a um conjunto de iniciativas fundamentais.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados durante o surto 916 casos da doença em 38 municípios do Ceará, de 25 de dezembro de 2013 a 12 de setembro de 2015: um caso em 2013, 747 em 2014 e 168 este ano.

Do início do surto até a ocorrência do último caso confirmado, em 6 de julho deste ano, foram registrados casos de sarampo de forma ininterrupta. A partir dessa data, nenhum caso mais foi confirmado, completando 10 semanas sem casos de sarampo.

Logo no início, o Ceará adotou estratégias de vacinação para imunizar a população, controlar e interromper o surto de sarampo. Destacam-se a vacinação em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana. Em fevereiro de 2014, foi iniciada a campanha nos 184 municípios do Estado: a vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura.

PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...