Pages

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ambientalistas registram situação de um dos rios mais poluídos do Ceará em Senador Pompeu

Senador Pompeu > “Banabuiú, em tupi guarani, significa Vale das borboletas. Com nascente na Serra da Pipoca, em Pedra Branca, as águas deste rio banham 12 municípios do Ceará, da nascente à foz, percorrendo aproximadamente 314Km. O rio é repleto de riquezas, terras férteis, campos irrigados, biodiversidade de plantas e animais, mas infelizmente, em pleno século XXI, todo este patrimônio encontra-se ameaçado pela ação covarde do homem”.

Assim é a abertura do documentário “Banabuiú In Memoriam”, com mais de uma hora de registros sobre um dos mais importantes mananciais do Ceará. O registro audiovisual foi elaborado ao longo dos seis últimos meses por um grupo de ambientalistas de Senador Pompeu, um dos municípios atravessados pelo rio. À frente da expedição estiveram o engenheiro agrônomo Deodato Aquino, o radialista e cantor Walter Lima e o microempresário Reginaldo Araújo. Eles começaram o percurso no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, conhecido como “Cruzeta”, em Pedra Branca, onde o rio nasce.
 
O documentário, de produção independente, com recursos próprios, expõe a gravidade da poluição do leito considerado o “Nilo do Ceará”. Agora, eles estão alertando autoridades e moradores sobre os efeitos causados pela ação humana e seus malefícios ao próprio homem e á natureza. Em cada uma das 12 cidades, esgotos despejam continuamente seus dejetos no rio, o transformando num imenso esgoto a céu aberto. O vídeo está disponível no site de compartilhamento de vídeos YouTube, e para acessá-lo deve-se procurar pelo título “Rio Banabuiú In Memoriam” na parte de buscas.
 
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Degradação do Rio Banabuiú é contada em documentário.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...