Pages

domingo, 18 de março de 2012

VII CAVALGADA DE SÃO JOSÉ, FÉ E TRADIÇÃO


Cavalgada de São José em 2006

QUIXADÁ – As caravanas que cortavam sertão em suas viagens deixa um legado aos sertanejos, as cavalgadas onde Cavaleiros e Amazonas juntam-se em um grande cortejo para reverenda a Fé ao padroeiro cearense, São José, pedindo chuva e bênçãos sobre o sertão sofrido. Um dos mentores desta Cavalgada o Sr. Pedro Wilson, sertanejo e morador do Distrito de Custódio a 23 km do centro da cidade consegue a sete anos  manter a tradição da Cavalgada de São José onde a fé se confunde com a tradição.

Benção com D. Ângelo 
Dezenas de Sertanejos como de costume sempre no ultimo sábado que antecede o dia do Padroeiro do Ceará, São José, preparam suas montarias e juntos com cavaleiros de cidades vizinhas iniciam o cortejo, mas antes tem a Benção de Deus, concedida pelo Bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli, abençoados seguem com destino ao distrito de Custódio e ao longo da caminhada vários cavaleiros juntam-se, tornando-se uma verdadeira procissão em louvou a São José.  


Amazona, Ana Lucia 
Chico Peão
Hoje com a modernização e a facilidade de se adquirir uma motocicleta, vem tomando o lugar do Cavalo na lida diária, pois além de ser mais rápido é mais confortável. Os mais velhos costumam manter a tradição e inclusive defende o uso na zona rural de Cavalos, Burros e até Jegue como transportes e  na lida do dia a dia. Francisco Rodrigues Alves 70 anos, "Chico Peão" como gosta de ser chamado sente-se realizado por ter participado de todas as calvadas já realizadas do custodio e quando tem tempo ainda participa de outras como a do Riacho Verde, outro distrito Quixadaense que realiza cavalgada. Ana Lucia 25 anos, amazona que iniciou participando deste evento no inicio e fica feliz de ver a cada ano o crescimento do evento.


Cavaleiros mostrando fé
A Cavalgada de São José é uma festa tradicional que divulga o município e atrai muitos visitantes, o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e  Turismo vem mostrar a importância que este evento representa para o calendário de atividades do município, o Sec. Osmundo Costa afirma que além de ser um veiculo de divulgação é também um captador de turistas para nossa cidade, esta sendo estudado para a sua consolidação a entrada no calendário oficial da Prefeitura,   mostrando o reconhecimento do poder público do valor Cultural e Religioso desta manifestação popular.

FOTOS:
Cleumio Pinto 

Mais informações
Secretária de Desnvolvimento Econômico e Turismo
88 3412 4667 

3 comentários:

So fiz pra comenTar disse...

BOAA DEMAISS a cavalgada parabens E A GALERA DO RIACHO VERDE CHEGOU FOI CHEGANDO xD

So fiz pra comenTar disse...

OTIMA A CAVALGADA parabens E A GALERA DO RIACHO VERDE CHEGOU FOI CHEGANDO xD

So fiz pra comenTar disse...

OTIMA A CAVALGADA parabens E A GALERA DO RIACHO VERDE CHEGOU FOI CHEGANDO xD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...