Pages

sábado, 14 de janeiro de 2012

QUIXADÁ RECEBE NÚMERO RECORDE DE PROFETAS NO 16° ENCONTRO


Os Profetas atento ouvindo as previsões dos colegas - Fotos Cleumio Pinto 


Quixadá – Cidade situada a 158km da Capital Cearense, recebe mais uma vez a maior concentração de profetas já vista reunidos em um só lugar. Os Profetas da Chuva como são conhecidos os homens e mulheres em sua grande maioria da zona rural que elaboram previsões de tempo e clima, baseados em observações das mudanças da natureza. Alguns profetas de baseiam em sonhos, em rituais religiosos que se misturam com crenças indígenas ou outras formas de conhecimento. As previsões em geral são produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido. As práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, de natureza oral, e costumam ser transmitidos de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

Profetas de várias cidades do Ceará presentes 

Neste ano, o Décimo Sexto evento realizado nas proximidades do centenário Açude do Cedro, trazendo os profetas para seu habitar e assim terem como demonstrar suas experiências mais próximo do que conseguem no seu dia a dia no campo. Com a presença de 40 profetas, o número recorde desde quando se iniciou este encontro em 1997. Várias cidades além de Quixadá estiveram representadas por seus profetas, Quixeramobim, Ibaretama, Banabuiú, Choró, Itatira, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Piquet Carneiro entre outras.

A fidelidade dos profetas que ficam na expectativa do encontro, os meios de comunicação que cobrem o evento, as autoridades e pessoas que tem a curiosidade de conhecer os profetas e como eles diagnosticam a chegada da chuva. O Engenheiro Químico Elder Cortez um dos idealizadores deste evento afirmou que cerca de 88% das previsões do ultimo encontro em 2011 foram corretas, técnicos de centros de observação costumam acompanhar o encontro e ficam admirados da forma como homens e mulheres sem estudo consegue dar uma previsão tão precisa só com a experiência adquirida no campo.

João Soares entrega aparelho de pulvímetro para o profeta José Augusto  

João Soares – Presidente Instituto de  Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, com grande dificuldade estamos realizando 16° Encontro, apesar de ter uma repercussão muito grande não temos apoio só os amigos que ajudam para um evento de porte internacional e  que traz um conhecimento cultural do homem do campo muito grande.

Gerente da CEF e Cristiano Goes

Cristiano Goes (Ematerce) – O resgate da Cultura Popular que ano após ano vem tendo uma credibilidade maior, os técnicos e estudiosos estão aceitando inclusive o diagnostico pluviômetro dos profetas  que trazem através da experiência e vão perpetuando suas previsões mostrando que o homem do campo apenas com a natureza ao seu redor consegue prever o inverno e prepara o campo para se plantar. O grande gol de placa foi trazer este evento para o Cedro onde os agricultores sentem-se mais em casa.

José Maria Pimenta, Presidente da EMATERCE

José Maria Pimenta (Ematerce)  – É o povo movido pela sua Cultura, o homem da caatinga que traz uma tradição milenar,  com a chegada de novas tecnologias e até escola para ensinar como prever a chegada da chuva não permite que técnicos traga a morte desta tradição de se ouvir estes trabalhadores do campo . Em 16 anos nunca perdeu um só e acredita fielmente nas previsões dos agricultores.

Aldênio Morais - Secretário de Agricultura de Quixadá esteve representando o Prefeito Municipal Rômulo Carneiro, Quixadá hoje é detentora de uma das maiores riquezas da Cultura Popular, este evento que acontece anualmente e agora nas margens do Açude Centenário do Cedro, tem o reconhecimento de todos e esperamos que seja um patrimônio cultural do Brasil.

Comitiva da cidade de Itatira com um dos idealizadores do encontro João Soares 

Raimundo Lino de Itatira prevê a quadra chuvosa através dos astros, no mês de Setembro, os cinco primeiros dias forem quentes no ano seguinte não tem inverno. Para este ano a previsão do Sr. Raimundo Lino é de que será um bom inverno a partir de Março. Já José Augusto tem sua experiência através da observação das arvores se for uma boa florada será bom de chuva, para este ano o profeta que também é de Itatira prevê um bom inverno, porém chegará mais tarde. A cidade de Itatira sempre vem participando do evento, a Secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Claudia Guerra, representando o Prefeito veio com uma delegação de 18 pessoas entre técnicos e agricultores vieram cinco profetas, para a três deles pela primeira vez conseguiram ver a amplitude do encontro onde troca-se experiências com outros agricultores.

Américo Barreiro com a previsão através dos cupins - Foto Cleumio Pinto 
Américo Barrero através do Cupinzeiro ele determina a sua experiência, e conforme sua previsão será de bom inverno neste ano. Entre outros profetas que encontraram na natureza do campo a sua forma de explicar o inverno que tanto gera expectativa nos agricultores,  muitos ficam aguardando o diagnóstico dos profetas para começarem a preparação da terra e assim trabalharem com mais tranquilidade.

Radialista Wanderley Barbosa com os radialistas e repórteres recebendo a comenda  

A imprensa teve seu papel muito importante, como sempre mostrando que estes profetas representam um verdadeiro  documento vivo para nossa cultura popular e que nos próximos eventos tenha um apoio maior do governo. Vários pessoas foram homenageadas, o radialista Wanderley Barbosa um dos agraciados que aproveitou os companheiros de imprensa e convidou para junto com ele receber esta comenda, dividiu com os colegas presente a satisfação da homenagem.

MATÉRIA 
CLEUMIO PINTO


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...