Pages

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

XVI ENCONTRO DOS PROFETAS POPULARES DA CHUVA


O evento acontecerá no próximo dia 14 de janeiro, das 8h as 12h, na ACOCECE - Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará.



Em 2012 a atividade será realizada pela Prefeitura Municipal de Quixadá em parceria com o Instituto de Pesquisa e Viola Cultura do Sertão Central, e patrocinado pela Petrobras e Banco do Nordeste.


O Encontro dos Profetas da Chuva, evento que já se tornou uma tradição em nosso município, em 2012 será sua XXI edição. Sempre no inicio de cada ano e as vésperas da quadra invernosa, o evento tem desde sua gênese, o encontro de personagem que tem a vida ligada ao campo, a agricultura e a pecuária, dentre estes, destacam-se os famosos profetas populares, que neste encontro faz uma leitura tradicional das mais variadas formas de contemplar e entender a natureza.



Além dos profetas populares, o encontro reúne pessoas que representam os vários segmentos da sociedade e da economia, comerciantes, estudantes, servidores públicos, professores, produtores rurais, pesquisadores, técnicos das mais variadas áreas, entre outros, que param naquela manhã para ouvirem e apreciarem as profecias relatadas pelos profetas populares.



Os profetas populares, fazem uma leitura comparativa e decifram os fenômenos da natureza, com muita sabedoria, o que na maioria de suas falas, se concretizam, a prospecção de futuro e anúncio das chuvas se confirmam, e no momento é relatado as profecias do ano anterior. 



O evento aglomera pessoas de todos os lugares do nordeste e Brasil, pesquisadores internacionais, mídias televisivas, escritas e radiofônicas, nacionais e regionais, assim como instituições ligadas a economia. Como Petrobras e BNB que também patrocinam o evento.



Para o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, o encontro se tornou marco importante na tradição e no comportamento do sertanejo. “A partir deste momento, muitos se preparam para o cultivo e plantio da terra, aquecendo a economia nordestina, e valorizando o comercio, haja vista que há um aumento na demanda com o advento da quadra chuvosa”.



Segundo os organizadores, o Empresário João Soares, e o Historiador Osmundo Costa, neste ano teremos uma expectativa de público de aproximadamente mil pessoas.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...