Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SECRETÁRIA DE SAÚDE LEMBRA DIA MUNDIAL DE COMBATE AO VÍRUS HIIV

A programação contou com realização de exames, distribuição de preservativos e palestras informativa
Foto: Edgardo Moraes
De acordo com dados publicados em matéria do Jornal Diário do Nordeste, no último dia primeiro, dia mundial de sensibilização e luta contra a AIDS 95% dos municípios do estado do Ceará têm caso de AIDS, sendo a faixa etária de 20 a 49 anos com 86,8% dos casos e o número de mortes é de três óbitos a cada 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, a estimativa de 2009 é de que 630 tenham sido infectados.

É prática da Secretaria Municipal da Saúde a realização de campanhas de esclarecimentos e prevenção no combate a várias doenças, dentre elas o HIV. Estas são atitudes que podem ser vistas durante todo o ano por meio de ações como: oficinas em escolas, fóruns, visitas, blitz, veiculação de spot em som volante, rádio e estandes com ofertas de serviços nos principais eventos com abordagem e distribuição de preservativos e material educativo.

Por ocasião do Dia Mundial de Combate a AIDS essas ações se reúnem anualmente em um único lugar, na Praça da Catedral onde foram realizados 100 exames de sorologia, o local é estratégico e concentra maior número de pessoas das zonas Rurais e Urbanas da região. 

São pessoas como o senhor Antonio Elenildo, do Bairro Alto São Francisco, que aproveitou o intervalo entre uma compra e outra e fez o exame, “É importante que a Secretaria da saúde realize ações como essa, mas é ainda mais importante a conscientização de cada um dentro do seu papel de cidadão”, disse.

Seguindo a programação prevista os 10 profissionais envolvidos na atividade estiveram também reunidos com os funcionários da Indústria de calçados Mississipi onde levaram orientações em saúde e palavras de incentivo ao uso do preservativo e a realização do teste aos mais de 500 funcionários (as) daquela

Como parte da programação um laço vermelho que simboliza a luta contra a AIDS foi colocado na pedra do chalé, um dos principais pontos turístico da cidade sobre a orientação da União das Nações Unidas contra a AIDS (UNAIDS) e Associação Brasileira dos Municípios (ABM) que desenvolvem iniciativas e ações contra a AIDS Junto aos municípios. 

Para a secretária de saúde Ana Valeria todas as ações mostram a força de Quixadá em resposta à disseminação do HIV, prova disso é a construção de uma nova estrutura que trouxe um melhor atendimento para pacientes de DST e HIV/AIDS além da contratação de um médico infectologista. 

Para ela a informação é a principal ferramenta de prevenção “por isso estamos ampliando o debate sobre essa problemática junto à população e proporcionado sensibilização”, finalizou a Secretária apontando as ações do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) como referência.

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a AIDS foi exibido o filme "O AUTO DA CAMISINHA", no Cine Clube Mestre Adolfo na Fundação  Cultural Raquel de Queiroz encerrando o evento.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...