Pages

domingo, 28 de novembro de 2010

USP CONCEDE TITULO DE DOUTOR HONORIS AO EX-PRESIDENTE SUL-AFRICANO NELSON MANDELA


O ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela foi homenageado, na quarta-feira, com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições do ensino superior do Brasil.“É um momento de grande emoção”, disse Graça Machel, mulher do líder sul-africano, ao receber o título em nome de Nelson Mandela.
A ativista moçambicana salientou que o “simbolismo” da homenagem da USP representa a “ligação entre dois continentes, dois países e duas vozes de autoridade no redesenho atual das relações internacionais”.
“O desejo de Mandela neste momento é que a juventude do Hemisfério Sul continue a luta para criar um mundo de igualdade”, afirmou.
Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil (1995-2003), elogiou a iniciativa da USP, ao realçar a capacidade do líder sul-africano de convencer as pessoas. “Mandela tem uma áurea, não é o que ele vai dizer que importa, é a própria pessoa dele que marca a diferença”, afirmou Cardoso, na cerimônia.
A entrega da homenagem a Nelson Mandela antecedeu a abertura de um seminário internacional sobre desenvolvimento sustentável promovido pelo Centro Ruth Cardoso. Na palestra de abertura do seminário, Graça Machel disse que a sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e das crianças “não foi uma opção intelectual, mas um compromisso de vida”.
“Os indicadores atuais mostram que as mulheres e as crianças são as que ainda pagam o preço social mais elevado em África”, referiu. A ativista lembrou a sua infância pobre, a luta pela independência de Moçambique e a decisão de criar a Fundação de Desenvolvimento da Comunidade (FDC).

FONTE: JORNAL DE ANGOLA ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...