Pages

sábado, 4 de dezembro de 2010

GOVERNADOR CID INICIA DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES PARA A SAFRA 2011 E VISITA OBRAS EM ANDAMENTO NO CARIRI

Cid Gome e Secretário do Desenvolvimento Agrário Antonio Amorim, lançam programa em Barbalha

O Cariri foi a região do Estado escolhida para o lançamento do programa de distribuição de sementes aos agricultores do Ceará - o Hora de Plantar. O governador Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, lançaram o programa nesta sexta-feira (3), no município de Barbalha. Em todo o Ceará, 143.887 agricultores serão beneficiados, com um investimento superior a R$ 15 milhões.
No Cariri, especificamente, serão beneficiados 28 mil produtores. São mais de 920 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol, amendoim e sorgo. Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca; 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar; 46.905 mudas de cajueiro anão.

Para o governador Cid Gomes a distribuição de sementes fortalece a agricultura, além de aumentar a produtividade e a renda dos agricultores familiares. “O Estado está a cada ano ampliando a variedade de cultura distribuida aos agricultores além de investr na qualidade das sementes”, afirmou. Cid adiantou que, de acordo com os dados da Funceme, o Ceará deverá ter um bom inverno em 2011. “Fui avisado de que será um ano bom de chuva, um pouco acima da média”, explicou.

Na ocasião o Governador também lembrou da parceria com o Governo Federal, que está beneficiando mais de 300 mil agricultores com o programa Garantia Safra e o programa de universalização da energia elétrica. “Estamos conseguindo aposentar a lamparina. No Ceará todas as casas vão contar com energia elétrica, nos próximos dias”, garantiu Cid. Ele afirmou ainda que adotará a mesma política em relação a água: Todas as casas terão acesso a água, seja através de cisternas ou seja água encanada”, resumiu.

De acordo com o titular da pasta, Antônio Amorim, o Estado está bastante otimista em relação ao plantio e safra para 2011. “As sementes trazem para cada agricultor uma nova esperança de vida. A grande maioria destes homens e mulheres do campo vivem exclusivamente do que a terra produz, por isso este momento é tão importante para cada uma dessas pessoas. Nestes sacos de sementes eles levam também o rumo de suas vidas. É através do plantio que eles conseguem o sustento para viver e a permanência do agricultor no campo”, explicou Amorim.

Entre os agricultores, o clima era de satisfação. O agricultor Raimundo Moraes mora no município de Jardim: “Lá em casa já está todo mundo esperando as sementes para começarmos o plantio. Vamos aproveitar cada chuva e esperar que Deus nos abençoe com um bom inverno e que cada trabalhador rural tenha o seu sustento para viver”. A agricultora Júlia Silva recebeu milho e feijão. Ela afirmou que a terra já está toda limpa e é só chegar em casa e começar a plantar. Acredito que ainda dá tempo de tirar muito milho e feijão para comer com a família”, comemorou. Só no Cariri, estão concentrados 45% de produtores de milho híbrido em todo o Estado.

2011
Ainda durante a solenidade, Cid Gomes adiantou que no início do ano de 2011 o Estado deverá licitar a obra do canal de águas que passará pelo Cariri – 1ª etapa do Cinturão as Águas. O canal partirá de Brjo Santo, passando por Missão Velha, Barbalha e Crato, chegando ao Rio Cariús. “Serão 35 mil litros de água por segundo”, garantiu Cid ao explicar que partirá com a transposição das águas do Rio São Francisco. Também em 2011 será inaugurada a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) e obras como o Centro de Convenções do Cariri.

Visita Obras
Após a solenidade, o governador Cid Gomes visitou as obras do Hospital Regional do Cariri que será inaugurado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 13. Cid Gomes visitou ainda as obras de construção da Ceasa de Barbalha e a empresa Bom Sinal, que fabrica os trens VLTs para o Metrô do Cariri.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6247)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...