Pages

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O colunista Amadeu Filho, Conta quem é o Rei do Sertão, São CristovãoQuixadá

SAO CRISTOVAO1Quixadá
O sertão tem sala de reboco prá se dançar um forró de Luiz Gonzaga, tem novena, vaquejada, cantoria, reisado e também futebol. Aquela gente querida, honesta, trabalhadora, que sabe como ninguém, enfrentar as adversidades, encontra tempo para se divertir, ficar alegre. E, como acontece em outros espaços por este Brasil afora, o futebol é a grande paixão. Não é só Cego Aderaldo, Patativa do Assaré, Gonzagão, Jackson do Pandeiro que são amados e admirados no sertão. Também Garrincha, Pelé, Rivelino, Neymar e outros craques, possuem uma grande legião de fãs e seguidores. Dividindo espaços com o curral, roçado, açudes, a capelinha, temos os campos, onde acontecem as partidas disputadas por jovens sonhadores, que almejam jogar num clube profissional.
SAO CRISTOVAODiversos times foram formados e, alguns chegaram a conquistar títulos, mesmo participando de torneios nas cidades. Craques foram revelados e chegaram a jogar profissionalmente. Cada equipe sertaneja tem sua própria torcida, que acompanha, vibra com as vitórias e chora nas derrotas.  Merece um destaque especial, a equipe do São Cristovão, que ganhou a denominação de " O Rei do Sertão", chegando a conquistar a admiração e o respeito, inclusive de torcedores que moram na zona urbana. O São Cristovão, até meados dos anos 90, era a grande atração, muitas vezes, sendo confundida, com uma equipe profissional, tamanha a seriedade, a organização que foi montada pelo seu fundador, presidente, técnico e até jogador, Gennaro, que sempre recebeu o apoio da família, torcida e amigos. Chico Pelado se destacou como treinador, recebendo convites para dirigir equipes da cidade. Muitos craques vestiram a linda camisa azul do "Rei do sertão" como Pedro Ismael, Careca(jogou também co Cruzeiro do Alto), Waltenberg, Gilberto(irmão do Deda), Nemem (filho do Dezinho carroceiro), Cícero Peroba, Chico Calhambrey (irmão do radialista Jonas Sousa),Zé Raimundo, Branquinho, Vaqueiro, Aélio (filho do presidente Gennaro), Gilberto Dinamite, Antônio peroba e Antônio Carlos.  
SAO CRISTOVAO2Um craque, se destacou, de modo todo especial, pois se tornou o maior artilheiro da equipe, uma espécie de "xodó' da torcida. Chamado carinhosamente de Gilberto Dinamite, se tornou o grande atrativo dos domingos no campo do São Cristovão e, tirar fotos ao lado dele, se tornou uma cena bastante comum. No sertão, o futebol é tão idolatrado que, muitas vezes, as disputas entram pela noite, e a luz do luar que cai sobre o campo, transforma aquele jogo em pura poesia e até folclore. Certa vez, o eficiente e querido goleiro Chico Calhambrey, tomou um gol fácil e foi questionado pelos colegas do time. O craque, com bastante tranquilidade, se justificou desta forma: "A LUA ESTAVA TÃO LINDA! NÃO CONSEGUI TIRAR OS OLHOS DELA!".
amadeu filho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...