Pages

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A caravana do coração em Quixadá é modelo de assistência que poderá se tornar referência nacional

Caravana-do-Coração-Destaque-Principal-7-Quixadá
A carência, associada à aflição, é um diagnóstico cruel para quem se dedica a medicina e guarda a essência humanitária desse ofício. No Interior do Ceará, em Quixadá, um grupo desses profissionais está pondo à prova esses ensinamentos. Eles estão dando assistência a centenas de pessoas dispostas a enfrentar horas de fila por um pouco de atenção num consultório, mesmo improvisado numa sala de aula, numa biblioteca, num almoxarifado. São os voluntários da Caravana do Coração, criada pelo cardiologista Ricardo Silveira, de 39 anos. Ele divide o seu tempo entre o Prontocard e a Clinica São Carlos, em Fortaleza e a Clinica São Rafael, em Quixadá com essa ação nas comunidades do Interior.
Caravana-do-Coração-Destaque-Médico-3-300x225Conforme o médico idealizador da caravana especial a iniciativa surgiu ao se deparar com constantes pedidos de consultas e exames em Quixadá. Nos últimos anos a cidade vem enfrentando um verdadeiro colapso na área de saúde pública. Este ano se agravou. A procura é intensa por exames complexos como o eletrocardiograma e a endoscopia digestiva. Era preciso fazer algo para reduzir essa lacuna e salvar vidas. Ele conseguiu convencer outros colegas a dedicarem o pouco tempo livre ao próximo. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem e voluntários também atenderam ao apelo.
DSCN6825-300x225Após seis meses de ações o modelo de assistência à saúde, secundária, está atingindo proporções muito superiores as previstas. Além dele, cardiologista, um gastroenterologista, um ginecologista e um clinico geral, outros especialistas estão aderindo a Caravana. O Projeto Sorrisão, desenvolvido por odontologistas de Fortaleza também passou a acompanhar a Caravana ensinando noções de higiene bucal, aplicando flúor, realizando palestras e distribuindo kits, tudo gratuitamente. Na última Caravana foram distribuídos 708 kits.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste >Caravana do coração leva saúde preventiva ao Sertão Central.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...