Pages

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

HACKERS TIRAM PÁGINAS DOS BANCOS ITAÚ E BRADESCO DO AR




Os clientes do Bradesco tiveram dificuldades para acessar a página da instituição, que apresentou problemas de conecção das 10h às 12h de ontem. A quantidade de acessos, que chegou a dobrar no período, é o que teria causado a intermitência da página na web. O banco não confirma que o problema tenha sido causado por hackers do grupo Anonymous, que na segunda-feira teria derrubado o acesso ao site do Itaú Unibanco, que ficou instável durante a manhã.
No entanto, brasileiros ligados ao grupo estão desde ontem postando mensagens em seu perfil do Twitter @AnonBRNews sobre os ataques contra as instituições. “Bradesco ainda está à deriva”, é uma delas. Além disso, o microblog está sendo atualizado com frequência e as mensagens de ameaça não param de ser publicadas. No dia 29, o grupo avisou sobre as ações: “Faltam 14 horas para avistarmos nosso primeiro alvo”. E novos ataques devem acontecer até o fim da semana, período em que muitas empresas fazem o pagamento dos salários.
A Federação Brasileira de Bancos informou que “os ataques aos sites, se bem-sucedidos, atingiriam a população que utiliza os serviços eletrônicos para obter informações e realizar transações bancárias”. Mesmo que a ação tenha afetado apenas o acesso temporário a página, já que a intenção do grupo é mostrar a fragilidade do sistema eletrônico bancário e protestar contra a corrupção, a dúvida que fica é se há perigo iminente aos clientes que estão acostumados a fazer transações pela web.
A Febraban não soube dizer, por enquanto, quais são os riscos para as finanças de consumidores e investidores. Mas lembrou de projeto de lei que vem sendo discutido no Congresso há vários anos para criminalizar ataques e fraudes eletrônicas. “O que ajudaria no combate a este tipo de conduta”, disse.
CUIDADOS - Para evitar fraudes, a entidade orienta o consumidor manter o antivírus atualizado, trocar a senha de acesso ao banco pela internet com frequência, não realizar operações em equipamentos públicos e que não tenham programa de antivírus atualizados e não abrir arquivos de origem desconhecidos, já que podem conter vírus que contribuam para fraudar as informações da sua conta bancária. Usar provedores confiáveis e avaliar sua política de segurança e a confiabilidade da empresa prestadora também são importantes. Os usuários devem ter cuidados ainda com os e-mails anexados, se não tiver absoluta certeza da procedência, o recomendado é deletar.
Também é possível se certificar se a página onde está navegando pertence realmente à instituição ao clicar sobre o cadeado ou a chave de segurança. O certificado de habilitação do site, concedido por um órgão internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade.

Não deixe também de acompanhar os lançamentos em sua conta-corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o banco.

FONTE:
DIÁRIO DO GRANDE ABC 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...