Pages

sábado, 4 de fevereiro de 2012

"FEIRA DOS BICHOS" DE QUIXADÁ NA UTI


Este é o estado depredado que se encontra a feira - Foto: www.pintonews.blogspot.com 


No inicio da manhã desta quarta-feira (01), um grupo de Quixadaenses denominados “UNIDOS POR QUIXADÁ”, estiveram visitando a “Feira dos Bichos” popularmente chamada pelos os seus frequentadores. Na ocasião o grupo esteve ouvindo os feirantes que há vários anos reivindicam melhoria nas instalações do Parque de Exposições que recebe uma das maiores feiras do nordeste em volume de animais e vendas.

A maior reclamação é entorno de várias taxas cobradas sem que tenham um só beneficio, os currais encontram-se depredadas com suas cercas todas danificadas, as plataformas para embarque e desembarque não tem como receber os bovinos, pois estão deteriorados sem condição de uso, alguns feirantes disseram inclusive que teriam sido construídas erradas, não permitindo o embarque e desembarque das reses.


O curral para receber as criações (bodes, cabras, carneiros e ovelhas) esta completamente desocupado, pois até ao meio dia da Quarta-feira em que o grupo se fez presente só havia duas cabeças em um curral capaz de receber em média 150 cabeças. Francisco Audisio, agricultor de Juatama distrito de Quixadá, “O povo do sertão estar Humilhado”, ao se referir ao tratamento dado aos que participam da feira. Muitas vezes se cria um bacorinho (leitão) com o maior sacrifício e no momento de necessidade para adquirir uma ajuda na feira de casa ou compra de medicamentos, é a popança do homem do sertão, não pode vender, pois tem que pagar e não pode mais trazer por falta de dinheiro para pagar o veterinário.

O volume que circulava em negócios ultrapassava ao montante de Um Milhão de Reais por feira, hoje nem dar para calcular, pois muitos carros entram na feira com uma cabeça para negociar. O que afastou os negociadores foi a falta de estrutura, segurança, cobranças de taxas e também a prefeitura não disponibilizar uma condição para assim  podermos poder cumprir com todas as exigências da lei afirma o feirante Antônio da Salamanca.

A ADAGRE mantem um equipe na entrada e no interior do parque para atender os feirantes, são dois veterinários, Dr. Célio Rocha e Dra. Josiane C. Branco, que se desdobram para atender a grande demanda de animais que chegam para serem aferidos se estão dentro dos padrões para a comercialização, no interior outra equipe recebe as taxas para transportes dos animais adquiridos no recinto e precisam ser conduzidos aos destinos dos compradores. Estamos diante de um aglomerado de animais, um evento agropecuário onde circulam muitos animais e se não tiver o controle poderemos ter vários animais com doenças e transmitir para todo o rebanho afirma Dra. Josiane.

Cel. Tavares do DMT informou que a blitz realizada nas proximidades da feira em decorrência de reclamação de vários moradores que residem nas proximidades com o mau cheiro de animais nas calçadas enfim com uma verdadeira sujeira que fica ao final de cada feira. Foi proibido estacionamento de caminhões na frente da feira  não sendo permitido a negociação de animais fora do parque, evitando assim que animais doentes contaminem todo o rebanho e os vizinhos sejam incomodados durante a realização da feira.



"UNIDOS POR QUIXADÁ" presente junto as reivindicações dos feirantes 

Após relato dos feirantes, ouvindo os veterinários o grupo informa que será feito um relatório para pedir esclarecimentos e condições de se continuar com a feira. As autoridades receberão  este documento e um pedido de urgência no atendimento das reivindicações justas dos feirantes.

MAIS INFORMAÇÕES:

UNIDOS POR QUIXADÁ – Grupo de Quixadaense e amigos que tem o interesse de recuperar a amada Quixadá. Temos representantes de vários setores da sociedade, CDL, REDE AMEQ, RADIALISTAS, POLITICOS, SERVIDORES PUBLICOS, ADVOGADOS, AUTONOMOS, ESTUDANTES ETC...

Departamento Municipal de Administração Bens e Serviços Públicos - DEMASP
Terminal Rodoviário de Quixadá - Altos
Telefone: (88) 3414.4700

Unidade Regional da Adagri em Quixadá
Rua José Capistrano, Nº 671, Centro
Contato: (88) 3412 1177
E-mail: quixada@adagri.ce.gov.br
Cobrança é por espécie (cabeça)
Gado R$ 1,40
Criação R$ 1,30 

Matéria:
Cleumio Pinto 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...