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domingo, 29 de janeiro de 2012

BRASIL LEVA, CHOCOLATES, BALAS E AMENDOIM PARA A ISM-2012 E MOSTRA PORQUE DOBROU SUAS EXPORTAÇÕES EM UMA DÉCADA



Representando o terceiro maior parque industrial de confeitaria do mundo, 22 empresas brasileiras participam da ação da ABICAB e Apex-Brasil na mais importante feira do setor, na Alemanha


Hoje 29  de Janeiro, desembarcam em Colônia, Alemanha, 22 empresas brasileiras do setor de balas, chocolate e amendoim para expor cerca de 40 lançamentos na maior feira do setor, a ISM, International Susswaren Messe.  Promovida pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – em parceria com a Apex-Brasil – Agência Nacional de Promoção e Investimentos, a ação é fruto dos bons resultados que o País vem apresentando nos últimos 10 anos.

“A forte presença do Brasil na ISM-2012 consagra nossa posição como terceiro maior fabricante do setor de balas, chocolates e amendoins no mundo. Na última década, o número de países importadores passou de 112 para 145, as vendas ao exterior dobraram em dólares, e US$ 152 milhões para US$ 304 milhões e aumentaram 30% em volume. Isto mostra que estamos exportando cada vez mais produtos de qualidade e de maior valor agregado”, declara Solange Isidoro, vice-presidente do setor de exportação da ABICAB.

Entre 2009 e 2011, a indústria brasileira de confeitaria investiu US$ 400 milhões em inovação de seus produtos, projetos de modernização, abertura de novas plantas industriais e de linhas de produção e melhorias do processo industrial. Os resultados poderão ser vistos na ISM-2012 que irá expor uma grande variedade de produtos com sabores tropicais - confeitos de castanha, acerola, maracujá, manga, coco e banana – e novas versões de sabores tradicionais, como tangerina, limão, laranja, maçã-verde, entre outros. Também estarão entre os lançamentos, confeitos de café e outros como erva-cidreira, menta natural sem corante, glicose de milho e de amendoim com corantes naturais. O evento, que terminará dia 1º. de fevereiro, contará com as principais empresas exportadoras do país: Aladim, Bel, Berbau, Confirma, Docile, Dori, Embaré, Erlan, Fini, Garoto, Harald, Jazam, Montevergine, Noblan, Peccin, Pietrobon, Prodasa, Riclan, Sam’s, Sukest, Sweet Bee e Toffano. 

Balanço das Exportações  - janeiro a outubro e 2011

De janeiro a outubro de 2011, as vendas de confeitos ao exterior já atingiram US$ 280 milhões, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2010. “Somos uma indústria em condições de competir em mercados maduros, como mostra nossa forte presença nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul e outros”, diz Solange Isidoro.

As exportações brasileiras no período aumentaram mais para regiões de maior crescimento econômico no mundo, como América do Sul (28,8%), mas tiveram variação positiva mesmo em regiões em dificuldades econômicas, como Europa Ocidental (5,7%) e America do Norte (4,1%).

“O setor vem se expandindo muito no mercado sul-americano, que manteve o crescimento econômico e é um dos focos estratégicos da nossa indústria”, diz Rafael do Prado Ribeiro, gestor de exportação da ABICAB.

Em função dessa nova realidade, a Argentina tornou-se o maior comprador dos confeitos do Brasil, importando US$ 47,2 milhões entre janeiro e outubro. Os Estados Unidos estão em segundo lugar no ranking dos maiores importadores de confeitos brasileiros, tendo comprado o equivalente a US$ 29,7 milhões no período.

Apesar da imposição pela União Europeia de barreiras tarifárias e não-tarifárias, incluindo altíssimas taxas de importação para produtos que contém açúcar e das dificuldades econômicas da região, as exportações para a Europa Ocidental até outubro deste ano chegaram a US$ 8,6 milhões. Dentre os principais importadores da região figuram Bélgica, US$ 2,78 milhões e Alemanha, US$ 1,4 milhão.


Sobre a ABICAB:

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo. (Com Informações da Assessoria de Imprensa)


FONTE:
NEWS COMEX

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