Representando o terceiro maior parque industrial de confeitaria
do mundo, 22 empresas brasileiras participam da ação da ABICAB e Apex-Brasil na
mais importante feira do setor, na Alemanha
Hoje 29 de Janeiro, desembarcam em Colônia, Alemanha, 22 empresas brasileiras do
setor de balas, chocolate e amendoim para expor cerca de 40 lançamentos na maior
feira do setor, a ISM, International Susswaren Messe. Promovida pela ABICAB –
Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e
Derivados – em parceria com a Apex-Brasil – Agência Nacional de Promoção e
Investimentos, a ação é fruto dos bons resultados que o País vem apresentando
nos últimos 10 anos.
“A forte presença do Brasil na ISM-2012 consagra
nossa posição como terceiro maior fabricante do setor de balas, chocolates e
amendoins no mundo. Na última década, o número de países importadores passou de
112 para 145, as vendas ao exterior dobraram em dólares, e US$ 152 milhões para
US$ 304 milhões e aumentaram 30% em volume. Isto mostra que estamos exportando
cada vez mais produtos de qualidade e de maior valor agregado”, declara Solange
Isidoro, vice-presidente do setor de exportação da ABICAB.
Entre 2009 e
2011, a indústria brasileira de confeitaria investiu US$ 400 milhões em inovação
de seus produtos, projetos de modernização, abertura de novas plantas
industriais e de linhas de produção e melhorias do processo industrial. Os
resultados poderão ser vistos na ISM-2012 que irá expor uma grande variedade de
produtos com sabores tropicais - confeitos de castanha, acerola, maracujá,
manga, coco e banana – e novas versões de sabores tradicionais, como tangerina,
limão, laranja, maçã-verde, entre outros. Também estarão entre os lançamentos,
confeitos de café e outros como erva-cidreira, menta natural sem corante,
glicose de milho e de amendoim com corantes naturais. O evento, que terminará
dia 1º. de fevereiro, contará com as principais empresas exportadoras do país:
Aladim, Bel, Berbau, Confirma, Docile, Dori, Embaré, Erlan, Fini, Garoto,
Harald, Jazam, Montevergine, Noblan, Peccin, Pietrobon, Prodasa, Riclan, Sam’s,
Sukest, Sweet Bee e Toffano.
Balanço das Exportações - janeiro
a outubro e 2011
De janeiro a outubro de 2011, as vendas de
confeitos ao exterior já atingiram US$ 280 milhões, um crescimento de 12% em
relação ao mesmo período de 2010. “Somos uma indústria em condições de competir
em mercados maduros, como mostra nossa forte presença nos Estados Unidos,
Canadá, Japão, Coreia do Sul e outros”, diz Solange Isidoro.
As
exportações brasileiras no período aumentaram mais para regiões de maior
crescimento econômico no mundo, como América do Sul (28,8%), mas tiveram
variação positiva mesmo em regiões em dificuldades econômicas, como Europa
Ocidental (5,7%) e America do Norte (4,1%).
“O setor vem se expandindo
muito no mercado sul-americano, que manteve o crescimento econômico e é um dos
focos estratégicos da nossa indústria”, diz Rafael do Prado Ribeiro, gestor de
exportação da ABICAB.
Em função dessa nova realidade, a Argentina
tornou-se o maior comprador dos confeitos do Brasil, importando US$ 47,2 milhões
entre janeiro e outubro. Os Estados Unidos estão em segundo lugar no ranking dos
maiores importadores de confeitos brasileiros, tendo comprado o equivalente a
US$ 29,7 milhões no período.
Apesar da imposição pela União Europeia de
barreiras tarifárias e não-tarifárias, incluindo altíssimas taxas de importação
para produtos que contém açúcar e das dificuldades econômicas da região, as
exportações para a Europa Ocidental até outubro deste ano chegaram a US$ 8,6
milhões. Dentre os principais importadores da região figuram Bélgica, US$ 2,78
milhões e Alemanha, US$ 1,4 milhão.
Sobre a ABICAB:
A ABICAB – Associação Brasileira da
Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957
com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e
privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a
valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos
diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva
brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas
e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de
cacau.
Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do
fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil,
criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros
no mercado externo. (Com Informações da Assessoria de Imprensa)
FONTE:
NEWS COMEX
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