Pages

sábado, 3 de setembro de 2011

EMATERCE APOIA PRODUÇÃO DE LEITE DE CABRA EM BANABUIÚ

Fotos Blog do Crisanto 
Comunidade rural de Lagoa da Serra, distante 12 km da sede do município e Banabuiu, sertão central do estado do Ceará, recebeu nessa quarta-feira, 31 de agosto, seu Centro Comunitário de Produção e Resfriamento de Leite de Cabra. O equipamento de numero 44, inaugurado em clima festivo, foi adquirido através do convênio 396/07, firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. O programa conta com a parceria do governo do estado por intermédio da SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ematerce, Agropolo, Adagri, além da prefeitura municipal e os criadores de cabra.

O centro de apoio a produção passou a contar com um tanque de resfriamento, com capacidade para armazenar até 1.500 litros de leite de cabra, mais os kits de higienização de ordenha, que foram entregues aos 41 produtores que formam o grupo de produção. De acordo com o presidente da Associação, Beto Macário, a produção, hoje, que é de 2.500 litros de leite por semana, deve aumentar com os incentivos recebidos e as parcerias construídas, no programa fome zero. “O apoio a comercialização é de grande importância para a classe produtora, estamos vendendo o litro de leite a R$ 1,20 (Um real e vinte centavos), o preço está bom, porém, necessitamos de incentivo para a compra da ração para alimentar o rebanho”,reivindicou o Beto Macário. 



Participaram da solenidade, além de criadores dos municípios de Banabuiu, Quixadá, Quixeramobim, Jaguaretama e Piquet Carneiro, a Coordenadora Nacional do PA Leite – Fome Zero - Zorilda Gomes Araújo, Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, Prefeito de Banabuiu Veridiano Sales, Presidente da Ematerce José Maria Pimenta que esteve acompanhado do diretor administrativo e financeiro Maximiliano Quintino, Presidente da Comissão de Agropecuária da (AL), Deputado Hermínio Rezende, Gerente do Banco do Nordeste Agencia Quixadá José Aires, empresário de Quixeramobim, João Rodrigues, responsável pelo beneficiamento e distribuição do leite de cabra, técnicos e extencionistas, entre outros. Ao fazer uso da palavra, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, destacou a presença governamental, como fonte de incentivo ao caprinocultor, eliminando o atravessador e pagando preço justo, dessa forma sendo o maior incentivador desse grande negócio, ora, iniciado no sertão central.      

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ce.

FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...